Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 26 de setembro de 2019

Proença-a-Nova com Plangaio e Maranho em destaque este fim de semana

Por: Diário Digital Castelo Branco

O Festival do Plangaio e do Maranho vai voltar a dar destaque a dois produtos gastronómicos do concelho de Proença-a-Nova, nos dias 28 e 29 de setembro, o plangaio e o maranho.

O Festival do Plangaio e do Maranho vai voltar a dar destaque a dois produtos gastronómicos do concelho de Proença-a-Nova, nos dias 28 e 29 de setembro, o plangaio e o maranho.

No próximo fim de semana, Sobreira Formosa prepara-se para receber este certame com um programa que além da gastronomia inclui cultura, história, desporto e animação musical. Nove associações da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira servirão refeições e petiscos onde não faltarão estes dois produtos gastronómicos e treze produtores e artesãos do concelho complementarão esta mostra.

Sábado, dia 28, a partir das 9h30 terá lugar o colóquio “Vias da Beira Baixa – abordagem histórica e geográfica à mobilidade”, no Edifício Fortes e Baterias. As inscrições são gratuitas e estão a decorrer no Posto de Turismo.  O festival abre às 16h com a banda Brass Fusion e, ao final da tarde, a recriação história no âmbito da Rota das Visitas Guiadas e Encenadas do projeto Beira Baixa Cultural – cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) - irá retratar um dos momentos da passagem dos invasores franceses pela região.

Destaque ainda para os dois ateliers de cultura e gastronomia – inseridos também no Projeto Beira Baixa Cultural -, um no sábado, às 17h, com Tita Verganista, e outro no domingo, às 12h, com o Chef Miguel Mesquita, ambos com propostas inspiradas nos dois produtos protagonistas deste festival: o plangaio e o maranho.  As inscrições são limitadas 25 pessoas e estão a decorrer no Posto de Turismo. À noite, o destaque recai sobre a banda portuguesa “The Lucky Duckies”, mas antes terá lugar o espetáculo de encerramento da Aldeia Djembe Camp e após a banda Red Seven.

Domingo, dia 29, pelas 9h00 começa o peddy paper A Formosinha, que partirá à descoberta da história de Sobreira Formosa. O festival encerra com o segundo Encontro de Concertinas, organizado pela Escola de Concertinas de Proença-a-Nova, por onde passarão diversos grupos ao longo da tarde.

Acompanhe todos os pormenores deste festival no site do município e na página oficial do Facebook.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!