Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 1 de outubro de 2019

Castelo Branco assinalou Semana da Multiculturalidade

Por: Diário Digital Castelo Branco

Decorreu de 23 a 27 de setembro, em Castelo Branco, a Semana da Multiculturalidade que pretendeu, através das várias iniciativas, promover a diversidade cultural e reforçar o conhecimento dos autóctones sobre as culturas e tradições dos Nacionais de Países Terceiros – NPT´S.

Decorreu de 23 a 27 de setembro, em Castelo Branco, a Semana da Multiculturalidade que pretendeu, através das várias iniciativas, promover a diversidade cultural e reforçar o conhecimento dos autóctones sobre as culturas e tradições dos Nacionais de Países Terceiros – NPT´S.

Esta foi uma ação promovida pelo Plano Municipal para a Integração dos Migrantes (PMIM) de Castelo Branco, projeto liderado pela Câmara Municipal enquanto entidade promotora e a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento enquanto entidade executora. No que concerne às iniciativas em si, a Semana da Multiculturalidade arrancou a 23 de setembro com a Sessão de Abertura representada pelo Município de Castelo Branco e Associação Amato Lusitano e com a presença do Alto Comissariado pelas Migrações nas pessoas de Vasco Malta e Luísa Malhó.

Os painéis que se seguiram “Castelo Branco: uma cidade Multicultural Aberta” contaram com os parceiros do PMIM, nomeadamente, Instituto de Segurança Social, IP, Centro Distrital de Castelo Branco; Serviço de Estrangeiros e Fonteiras de Castelo Branco; Unidade Local de Saúde de Castelo Branco; ACICB Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa e AEBB Associação Empresarial da Beira Baixa.

De salientar o facto dos números de migrantes no Distrito de Castelo Branco ter vindo a aumentar desde 2014, em resultado da integração nas várias instituições de ensino. No ano transato (2018) foram contabilizados 4318 migrantes, sendo que destes, 1276 residem na cidade de Castelo Branco. Seguiu-se o painel dedicado às Instituições de ensino, denominado “Escola Inclusiva”, que contou com a presença do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira, Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Escola Profissional Agostinho Roseta, Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense e Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Os agrupamentos de escolas do território partilharam as boas práticas no que concerne ao acolhimento de imigrantes nas suas escolas, promovendo uma edução inclusiva, que ultrapassa em larga medida o exposto no Decreto Lei nº54/2018. As instituições parceiras, evidenciaram ainda a articulação deste trabalho em rede, permitindo chegar aos migrantes de um modo mais eficaz.

Para além dos momentos de partilha e discussão, a manhã foi ainda marcada por um momento musical liderado por um albicastrense com origens Angolanas, Jordão. Para fechar a manhã procedeu-se à inauguração da exposição “Fatos do Mundo” no Cybercentro que esteve patente durante toda a Semana da Multiculturalidade. Como resultado em termos de execução física, foram envolvidos, neste primeiro dia, 100 participantes diretos no conjunto das atividades.

A 24 de setembro, num dia dedicado a alunos do ensino profissional, cerca de 150 jovens passaram pelosJardins da Quinta da Fonte Nova numa iniciativa de intercâmbio intercultural com os jovens do Projeto "Nós com os Outros – Escolhas 7G". A tarde contou ainda com um momento musical liderado por Filipe Hanssen, que teve ainda oportunidade de partilhar algumas passagens marcantes da sua vida enquanto migrante. Em paralelo decorreram atividades diversas como tatuagens Henna, escrita de nomes em Árabe e Punjabi, entre outras. Para finalizar a tarde, a iniciativa contou ainda com a atuação da Zakigym.

A 25 de setembro, o foco da iniciativa foi dirigido ao mercado de trabalho. Foi dinamizada uma ação de sensibilização que contou com a participação de cerca 50 Empresários e Dirigentes Associativos com o objetivo de dotar as associações e empresas de conhecimentos e mecanismos legais tendo em vista a integração de migrantes e refugiados no mercado de trabalho. A ação foi ministrada pelo Alto Comissariado para as Migrações, I.P.

A 26 de setembro, o músico Carlão encheu o Cine-Teatro com cerca de 720 jovens alunos das várias escolas do Município com o intuito de passar a mensagem do projeto "Livres e Iguais". O projeto pedagógico pretende acabar com qualquer tipo de discriminação, fundada no princípio da ignorância e do ódio que bloqueia a construção de uma sociedade intercultural.

A 27 de setembro, último dia da Semana da Multiculturalidade, a temática foi diversidade religiosa. O painel, moderado por Luís Paixão, juntou vários líderes religiosos locais e nacionais e teve como objetivo fomentar o conhecimento de várias religiões e aferir de forma unânime que a convivência inter-religiosa em Castelo Branco é uma realidade.

A sessão contou com a participação da Igreja Católica, representada pelo Padre Nuno Folgado, da Associação de Motociclistas Cristãos, representada por Manuel Alexandre, da Igreja Ministério da Missão Carismática, representada pelo Pastor Mário Evangelista e os Apóstolos António e Helena Madeira. Em representação da Igreja Ortodoxa esteve o Padre Ivan Buhakov e a Igreja Batista (Esperança Viva), representada por Mark Pereira. Em representação da Igreja Maná esteve o Bispo Rafael Galvão e o Pastor Tiago Cunha e da Igreja Evangélica Filadélfia Cigana de Portugal, estiveram os Pastores Francisco Manuel dos Santos e Joaquim Rosendo.

Já no encerramento, a iniciativa contou com o simbolismo de uma roda migrante e um minuto de silêncio para assinalar o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado (29/09/2019) assim como a distribuição, pela zona cívica da cidade, de rosas brancas, apelando a todos/as para o respeito pela diversidade religiosa e cultural. Neste dia foram envolvidos 130 participantes diretos.

Desta forma, no conjunto das várias iniciativas da Semana da Multiculturalidade envolvemos cerca de 1150 participantes diretos na perfeita convicção que este trabalho de promoção dos Direitos Humanos se vai construindo, dia-a-dia, com mais ações, mais atividades e mais trabalho. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!