Parceria entre ESART e Geopark Naturtejo cria “Minas de San Francisco”

“Mata da Rainha – As Minas de Fernando Namora” é a designação do novo projecto que une uma vez mais o Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO à Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco.

  • Região
  • Publicado: 2019-11-08 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

“Mata da Rainha – As Minas de Fernando Namora” é a designação do novo projecto que une uma vez mais o Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO à Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco.

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, a iniciativa é coordenada pelos professores Carlos Reis e Isabel Marcos do curso de Design de Comunicação e Audiovisual, bem como pelo geólogo Carlos Neto de Carvalho, em representação do Geopark Naturtejo, este projecto pretende dar uma abordagem artística multidimensional à obra do escritor português Fernando Namora, no final das comemorações do centenário do seu nascimento.

As “Minas de San Francisco” são um retrato desprovido de capas morais da realidade de uma pequena aldeia do interior do país durante a Segunda Guerra Mundial, num tempo em que decorria o rush mineiro do volfrâmio. Centenas de pessoas afluíram a este local oriundas de todo o país e da região, e o novo modo de vida não passou sem deixar uma profunda marca na sociedade rural que ainda perdura na "geração do volfro", nem uma forte impressão no então jovem escritor, na sua passagem como médico por Tinalhas e Monsanto.

Entre ruínas e memórias, este novo projecto, que se inclui no âmbito das atividades de investigação do CIPEC - Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura., promete reavivar os espaços factuais que alimentaram a imaginação, mas também as vivências de Fernando Namora. Mais de quarenta alunos encontram-se a explorar as antigas Minas da Mata da Rainha no terreno desde os inícios de Outubro, os espaços do romance e as memórias dos habitantes da aldeia, assim como as suas percepções sobre as realidades e personalidade por detrás das histórias e das personagens de “Minas de San Francisco”. No final do semestre, os grupos de trabalho prometem uma exposição de criatividade sob vários suportes visuais à disposição dos habitantes de Mata da Rainha, bem como dos municípios trespassados pela antiga área mineira, Fundão, Idanha-a-Nova e Penamacor.

Este será também o arranque do Geopark Naturtejo no Grupo de Trabalho para o Património Mineiro da Rede Europeia de Geoparques e terá o apoio na divulgação do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, uma plataforma nacional de promoção do património geológico e geomineiro à qual a Naturtejo, Empresa Intermunicipal, aderiu na sua origem. 

PUB

PUB

PUB

PUB