No passado dia 9 de Novembro, as estruturas do Bloco de Esquerda no distrito de Castelo Branco realizaram o Magusto Distrital na Albufeira de Santa Águeda, na barragem da Marateca.
No passado dia 9 de Novembro, as estruturas do Bloco de Esquerda no distrito de Castelo Branco realizaram o Magusto Distrital na Albufeira de Santa Águeda, na barragem da Marateca. Para além de simpatizantes e aderentes do distrito, a iniciativa contou com a presença da deputada, Fabíola Cardoso, e o vereador do Bloco em Abrantes, Armindo Silveira.
A iniciativa promoveu o convívio e a partilha, mas também foi a oportunidade de debater assuntos relativos à região da Beira Baixa.
Começou com a actividade de tiro com arco, onde os e as participantes tiveram os conselhos do atleta albicastrense de competição Pedro Beato, e onde os alvos temáticos referiam a abolição das portagens na A23, a poluição nos rios, a luta contra a transfobia e homofobia ou a precariedade.
Seguiu-se o almoço partilhado onde todas as pessoas presentes trouxeram o seu próprio petisco para assim poder partilhar com os restantes participantes, tal como a degustação das castanhas no tradicional magusto.
Conclui-se a iniciativa com algumas intervenções de dirigentes locais, distritais e nacionais.
José Ribeiro, deputado municipal do Bloco na Assembleia Municipal de Castelo Branco, em nome da organização agradeceu aos participantes pela suas presenças, tal como deixou o alerta pelo novo regadio que alegadamente será instalado no sul da Gardunha pelos municípios de Castelo Branco e do Fundão.
O vereador do Bloco na Câmara Municipal de Abrantes, Armindo Silveira, falou da problemática que existe no rio Tejo e nos seus afluentes, tal como pediu uma forte mobilização à volta deste tema.
A deputada, Fabíola Cardoso, anunciou que o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda está a preparar vários Projectos de Resolução para abolir as portagens nas ex-Scuts, nomeadamente na A23, A25, A24 e A22 e mostrou disponibilidade para ajudar o distrito de Castelo Branco no que for necessário.
Relembramos que as candidaturas do Bloco às Legislativas pelos distritos de Santarém e de Castelo Branco assinaram a carta de compromisso da ProTejo onde se reivindica a revisão de caudais da Convenção de Albufeira, tal compromisso mantém-se depois do acto eleitoral."