Por: Diário Digital Castelo Branco
A Comissão Política Concelhia do PSD de Castelo Branco, afirma, em nota de imprensa, que envolvimento de alguns membros do Partido Socialista (PS) albicastrense em situações que manifestamente não dignificam os titulares de cargos políticos, contribuindo para a crescente descredibilização da política e dos políticos.
A Comissão Política Concelhia do PSD de Castelo Branco, afirma, em nota de imprensa, que envolvimento de alguns membros do Partido Socialista (PS) albicastrense em situações que manifestamente não dignificam os titulares de cargos políticos, contribuindo para a crescente descredibilização da política e dos políticos.
Ao comentar a recente notícia do jornal Público, onde supostamente o ex-Presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, atual Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia e membro do Conselho Geral da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, adjudicou nesta última qualidade ou, pelo menos, participou na adjudicação, de contratos a uma empresa de informática denominada ANO, com a qual viria depois a celebrar um contrato de prestação de serviços, ainda que por intermédio de uma sociedade comercial por si entretanto constituída. Mais foi noticiado que, durante o ano de 2018, o autarca em causa recebeu, igualmente por intermédio de uma sociedade por si detida, cerca de € 24.000,00 da ADRACES, em contrapartida de um relatório de poucas dezenas de páginas, relacionado com a promoção turística de Castelo Branco, tendo por base estudos anteriormente contratados pela Câmara Municipal a outras entidades.
À justiça o que é da justiça, à política o que é da política. Mas para o PSD de Castelo Branco afirma que, a questão coloca-se ao nível da ética e da transparência no desempenho de funções políticas. “Castelo Branco precisa de políticos em que as pessoas possam confiar! E não adianta tentar intimidar-nos ou silenciar-nos com acusações de política suja ou política de casos! Elegemos a transparência como uma das bandeiras centrais da nossa ação política e não abdicaremos dela! Acreditamos que os albicastrenses já perceberam aquilo que está em causa: uma imensa teia de interesses que prejudica a causa pública e envolvem algumas pessoas ligadas ao Partido Socialista”, lê-se no texto.
Toda a sucessão de notícias que têm marcado a atualidade albicastrense, coloca o PS local numa situação de indignidade política que, por certo, não passará despercebida aos cidadãos. Não sendo pretensão do PSD promover julgamentos em praça pública, ainda assim, é do seu entendimento que ficam no ar várias questões, cuja resposta, a bem do cabal esclarecimento dos factos, deveria ser prestada pelo visado, designadamente qual o tipo de participação que teve, enquanto membro da ANAFRE, na adjudicação de contratos à sociedade ANO? Em que se consubstanciaram os serviços prestados à sociedade ANO e em que período foram prestados? Quais as autarquias a que foram apresentados produtos daquela empresa? Com que autarquias foram efetivamente celebrados contratos em resultado dos serviços prestados e quais os respetivos valores? Qual o valor efetivamente recebido da ANO? Quais os critérios contratualmente fixados relativamente ao valor da respetiva avença, tendo em conta que, na notícia em causa, é feita uma referência a uma alegada comissão de 10% sobre o valor dos contratos celebrados com a ANAFRE? Não tendo sido efetivamente celebrado qualquer contrato escrito com a ADRACES, como foi fixado o valor dos honorários recebidos pela elaboração do estudo encomendado? Quem contratou tais serviços em representação da ADRACES? Qual a utilidade ou virtualidade do estudo levado a efeito?
O PSD espera que, ao contrário de situações anteriores, a estratégia não seja esperar que o assunto se dissipe na espuma dos dias. “O respeito pelos eleitores de Castelo Branco assim o aconselha e respeito pelos eleitores de Castelo Branco assim o exige”, conclui o comunicado dos Sociais Democratas albicastrenses.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet