Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 25 de novembro de 2019

Tiago Monteiro candidato à Distrital de Castelo Branco da JS

Por: Diário Digital Castelo Branco

«À beira do futuro» foi a Moção Global de Estratégia que a Juventude Socialista (JS) de Castelo Branco entregou à Comissão Organizadora do XIII Congresso da Federação Distrital de Castelo Branco da Juventude Socialista, no passado dia 15 de Novembro.

«À beira do futuro» foi a Moção Global de Estratégia que a Juventude Socialista (JS) de Castelo Branco entregou à Comissão Organizadora do XIII Congresso da Federação Distrital de Castelo Branco da Juventude Socialista, no passado dia 15 de Novembro.

O primeiro subscritor desta é o militante Tiago Soares Monteiro, natural do concelho do Fundão, com 23 anos, tendo exercido nos últimos dois anos as funções de Presidente da Juventude Socialista do Fundão e membro do secretariado da Federação e estando, atualmente, a exercer funções enquanto Comissário Nacional da Juventude Socialista.

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, a entrega desta moção materializa-se na candidatura do referido militante a Presidente da Federação Distrital de Castelo Branco da Juventude Socialista. As linhas orientadoras da candidatura concretizam-se em 4 vetores: Os desafios locais, nacionais, da estrutura e o desafio transversal - as eleições autárquicas em 2021, sendo objetivos do candidato a concretização de um projeto de união e proximidade, que consiga congregar os jovens socialistas em torno dos problemas que a região, e em particular o distrito, enfrentam. Desde logo, o combate inequívoco às assimetrias, através do desenvolvimento da região, da promoção de medidas que permitam a emancipação jovem e da persistente luta contra o despovoamento, por entre uma ação política enérgica e envolta em convicções robustas.

Tendo em vista esse propósito, o candidato apresenta linhas programáticas e medidas objetivas, em áreas transversais da inovação, à saúde, passando pelas infraestruturas, entre outras, das quais se destacam o fomento da natalidade como maior providência contra o despovoamento, a elevação do teletrabalho para a fixação de quadros no interior, a investimento na formação sénior, o incentivo à habitação em zonas rurais e a eficiência energética e ambiental dos polos de atração turística. Apresentando como bandeiras para o mandato propostas como a abolição das portagens na A23, a concretização da regionalização através de princípios de equidade e coesão territorial ou a defesa intransigente do património natural da região, como o Rio Zêzere ou os afluentes do Rio Tejo. No plano global, há ainda espaço para uma mensagem que confronta as problemáticas da pobreza, do discurso populista e das alterações climáticas.

A candidatura propõe-se ainda a ser uma voz una junto da estrutura partidária, prometendo a reativação de mais estruturas concelhias – com enfoque na zona do pinhal interior sul – e o crescimento da organização, através do incremento da base militante. Internamente, é preciso dinamizar ações que promovam o que de melhor o distrito e as suas gentes têm para oferecer, propondo informalizar as relações entre a organização distrital e estruturas concelhias, ter uma comunicação externa mais eficaz e uma ação política transversal, que não esqueça nenhum território, nenhum cidadão.

As eleições autárquicas, em 2021, no culminar do próximo mandato federativo, são também uma das grandes premissas desta propositura, pois acreditando que as autarquias são o modelo de intervenção cívica de maior proximidade, é necessário que os jovens socialistas sejam verdadeiros entusiastas do poder local, ambicionando reforçá-lo. Para isso, é necessário implementar os princípios que norteiam a Juventude Socialista num ainda maior número de municípios do distrito, enrobustecendo aqueles onde o Partido Socialista já é poder.

“Esta é uma candidatura de continuidade face ao trabalho desenvolvido nos últimos dois mandatos, tendo o apoio do atual presidente e de todas as concelhias do distrito. O XII Congresso Distrital da Juventude Socialista realizar-se-á no próximo dia 21 de dezembro, na cidade da Covilhã,” lê-se no texto a que o Diário Digital teve acesso.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!