Por: Diário Digital Castelo Branco
Comissão Política da Juventude Popular de Castelo Branco afirma, em comunicado, que não é possível falar do 25 de Abril sem abordar o 25 de Novembro, pois ambas as datas são indissociáveis uma da outra na história recente da Democracia portuguesa.
A Comissão Política da Juventude Popular de Castelo Branco afirma, em comunicado, que não é possível falar do 25 de Abril sem abordar o 25 de Novembro, pois ambas as datas são indissociáveis uma da outra na história recente da Democracia portuguesa.
Comemorar a passagem do 44º aniversário do 25 de Novembro de 1975, data em que terminou o período do PREC (Processo Revolucionário em Curso) é recordar quando uma minoria de génese totalitária tentou condicionar a maioria do povo português que ambicionava e lutava por uma democracia pluralista, prometida em 25 de Abril de 1974.
25 de Abril e 25 de Novembro têm na sua origem o mesmo anseio. A implantação a defesa da Democracia e da Liberdade pelo que se observa, sem surpresa, que a maioria dos Capitães de Abril e outros protagonistas destas duas datas históricas são os mesmos.
E se o 25 de Abril representou o início de uma caminhada na construção de uma verdadeira Democracia, a verdade é que esse objectivo chegou a estar em risco e os meses que se lhe seguiram foram marcados por tentativas de o aniquilar.
Para tal o 25 Novembro de 1975 foi fundamental pois marcou definitivamente o fim da transição revolucionária, a instauração da Democracia em Portugal e a demonstração da vontade inequívoca da maturidade do Povo Português em seguir um caminho diferente na senda da democracia que nos conduziu a novos destinos, como foi a sua integração na União Europeia.
Importa hoje salientar, que essa viragem foi um destino ganho, que permitiu que Portugal seja um país democrático, pacífico, rico na sua multiculturalidade, aberto, tolerante e integrado na União Europeia e no Mundo do séc. XXI.
Homenagear e preservar a memória representa também a capacidade de superar divisões antigas e afirmar os valores democráticos de Abril de 1974 que unem todos aqueles que hoje, como à data, participam na construção de um Portugal livre e soberano.
A Juventude Popular de Castelo Branco, propõe ao CDS de Castelo Branco que apresente esta Saudação na Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia, e que delibere saudar o 25 de Novembro de 1975, como o dia que confirmou Portugal na senda da Democracia, da Liberdade, Igualdade e Solidariedade iniciada a 25 de Abril de 1974.
Manifestar o seu agradecimento a todos os que ousaram contrariar a deriva totalitária, com particular ênfase ao denominado "Grupo dos Nove", ao coordenador operacional General Ramalho Eanes, e a todos os Militares que concretizaram a derrota da mesma, com destaque para os militares do concelho de Castelo Branco.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet