Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 28 de novembro de 2019

Amigos do Hospital de Castelo Branco promoveu 28º Curso de Voluntariado Hospitalar

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Liga dos Amigos do Hospital Amato Lusitano da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE, promoveu nos dias 11, 12 e 13 deste mês o seu XXVIII Curso de Voluntariado Hospitalar.

A Liga dos Amigos do Hospital Amato Lusitano da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE, promoveu nos dias 11, 12 e 13 deste mês o seu XXVIII Curso de Voluntariado Hospitalar.

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, o Voluntariado Hospitalar é uma atividade inerente ao exercício de cidadania, de reconhecido interesse social e comunitário, assente no projeto duma equipa, devidamente regulamentado, estruturado e comprometido. O Voluntariado Hospitalar do Hospital Amato Lusitano visa contribuir para a humanização da assistência ao doente e seus familiares, pela disponibilização de apoio prático e/ou emocional aos doentes em regime de ambulatório e internamento.

No seu curso anual, a coordenadora do Voluntariado, Belarmina Gil, o Administrador Hospitalar João Oliveira, a Psicóloga Patrícia, os Enfermeiros Ângela Simões e Carlos Almeida, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco José Alves e o Padre Nuno Folgado versaram temas capacitando os novos voluntários para estabelecerem contacto direto com o doente e com quem o acompanha, nos serviços de internamento, consultas e tratamentos, oferecendo atenção, informação, conforto e esperança, essenciais à Humanização da Assistência ao Doente e à promoção de uma atitude positiva face à doença.

O acolhimento, orientação e acompanhamento do doente e acompanhantes nos vários serviços hospitalares, apoio aos doentes (internados ou em tratamento ambulatório) e a disponibilização de bens alimentares (café com leite, chá e oferta de refeições ligeiras) são alguns dos serviços prestados pelos voluntários do Hospital Amato Lusitano. Após este curso, os candidatos irão fazer estágio de 6 meses segundo a sua disponibilidade de horário (mínimo de duas horas, numa manhã ou tarde por semana, em dia fixo).

No encerramento os voluntários foram presenteados com um momento magistral pelo mestre Custódio Castelo com uma execução expressiva e pessoal de guitarra portuguesa.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!