Diário Digital Castelo Branco - Bombeiros do Fundão promoveram jornadas técnicas sobre Operação de Drones em Protecção e Socorro Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Bombeiros do Fundão promoveram jornadas técnicas sobre Operação de Drones em Protecção e Socorro

O Departamento de Formação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fundão realizou no auditório da Escola Profissional do Fundão, as primeiras jornadas técnicas sobre Operação de Drones em Protecção e Socorro.

  • Região
  • Publicado: 2019-12-03 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

O Departamento de Formação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fundão realizou no auditório da Escola Profissional do Fundão, as primeiras jornadas técnicas sobre Operação de Drones em Protecção e Socorro.

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, as jornadas tiveram como principal objetivo demonstrar que a utilização de aeronaves não tripuladas nas missões de proteção e socorro, em operações de vigilância da floresta e no aumento da ação preventiva de incêndios tem uma excelente relação custo-eficácia.

Seguindo o exemplo de outros países europeus Portugal começa a dar os primeiros passos nesta matéria, sendo fundamental explorar as potencialidades que esta nova tecnologia oferece e demonstrar as boas práticas existentes para se chegar a patamares internacionais como a utilização de drones na emergência pré-hospitalar.

O programa envolveu vários parceiros como a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), Universidade da Beira Interior, Autoridade Marítima Nacional (AMN), Comando Naval – Marinha, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Portimão, Força Aérea Portugueses, Associação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas e os Bombeiros Sapadores do Porto, que abordaram diferentes temáticas na utilização de drones.

Os diversos intervenientes proporcionaram a sua visão sobre a importante contribuição das aeronaves não tripuladas em missões de proteção civil. A emergência e proteção civil são exemplos por excelência das vantagens do uso de drones na redução de riscos para as pessoas e aumento das capacidades de recolha de informação.

Naturalmente foram referidos os incêndios, em todas as suas fases desde a estimação da bio-massa para limpeza de matos e estimação de riscos, até ao rescaldo e inventário de perdas pós-incêndios. Mas há outras missões de grande valor menos conhecidas como a vigilância de arribas e de praias, a procura de ninhos de vespas ou de pessoas desaparecidas que foram referenciadas como áreas onde a utilização de drones é uma mais valia notória. No curto prazo, os drones serão os nossos olhos no céu.

No final houve uma demonstração de valências que visou mostrar que com o evoluir dos anos é urgente a criação de alternativas na atuação de medidas em Proteção e Socorro e que os Drones poderão ser facilitadores nas tomadas de decisões.

Em nota de imprensa, a Associação Humanitária agradece à Câmara Municipal do Fundão, à Escola Profissional do Fundão e aos restaurantes Zambeziana, Alcambar, Dom Vicente, República dos Sabores e O Júlio o apoio na realização desta iniciativa, bem como ao Departamento de Formação nas pessoas do 2.º Comandante Hugo Silva e da Sub-Chefe Vera Antunes e aos bombeiros que estiveram empenhados nesta iniciativa.

 

 

PUB

PUB

PUB

PUB