Comissão Coordenadora Distrital de Castelo Branco do Bloco de Esquerda (BE) e membros da estrutura do partido no distrito da Guarda, reuniram-se com a Associação dos Amigos da Serra da Estrela - ASE para debater alguns assuntos relacionados com o Parque Natural da Serra da Estrela, nomeadamente os teleféricos à Torre que foram incluídos pelo Governo no Plano Nacional de Investimentos 2030.
Dois teleféricos à Torre já é uma proposta antiga da ASE. Um suspenso na parte sul da Serra desde os Piornos e outro na parte norte desde a Lagoa Comprida, este em carris aproveitando o traçado rodoviário já existente.
O objectivo e já numa fase final será cortar os acessos rodoviários à Torre privilegiando assim o ambiente e permitindo um acesso permanente ao topo de Serra.
O Bloco vai avançar com questões ao Governo para conhecer o projecto em questão incluído no PNI2030, tal como para perceber em que moldes será feito o Estudo de Impacte Ambiental.
Para os bloquistas é importante conhecer o projecto para colocar os benefícios e prejuízos deste investimento para a região e para a sua envolvente.
O BE também se fez um diagnóstico ao Parque Natural, onde faltam profissionais especializados em várias áreas, como por exemplo Técnicos em Botânica, o Parque Natural da Serra da Estrela não é pensado de maneira agregada como um só espaço o que dificulta a gestão e a preservação do ecossistema.