Por: Diário Digital Castelo Branco
Os Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova (BVIN) receberam da Junta de Freguesia de Toulões, através do Presidente de Junta, António Marcelo, um Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto, mais conhecido pela sua aberviatura, ARICA.
Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, esta oferta resulta de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Toulões que contou com o apoio da população, já que parte do valor de aquisição deste aparelho provém da angariação concretizada no Jantar de Natal Solidário, que a mesma Junta de Freguesia promove todos os anos e que mobiliza parte da população que contribui com um valor de participação, que reverte sempre, na integralidade, para os BVIN.
O ARICA trata-se de um aparelho de protecção respiratória que possui uma fonte de ar comprimido portátil e que permite aos operacionais, utilizando-o, penetrarem em atmosferas altamente poluídas ou intoxicantes para realizar salvamentos, buscas e ou resgates. Alguns exemplos desses ambientes escassos em ar puro e ou oxigénio são incêndios urbanos, industriais, em meios de transporte e em equipamentos e ainda, acidentes com matérias perigosas que provoquem derrames e ou contaminações.
Estes equipamentos e os seus constituintes especialmente delicados possuem um tempo de vida útil limitado, o que exige uma manutenção correta e atenta e a sua substituição regular.
Para os BVIN, a renovação destes aparelhos constituía já há muito uma falta constatada e que se impunha resolver, de forma a não comprometer nunca a operacionalidade do Corpo de Bombeiros, se deparada com a inoperacionalidade destes equipamentos ou mesmo falta.
Em comunicado deixam mais um sincero e reconhecido agradecimento à Junta de Freguesia de Toulões, pela sensibilidade demonstrada através de um gesto tão nobre como este, de os Ajudar a Ajudar!
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet