Por: Diário Digital Castelo Branco
A Festa das Varas do Fumeiro volta a celebrar um dos produtos de excelência da Beira Baixa, o enchido. Ontem decorreu o momento alto do certame com o Desfile das Varas é dia do XXI Festival de Folclore.
A Festa das Varas do Fumeiro, onde os enchidos são “reis”, a decorrer em Aranhas termina hoje , conta com expositores, tasquinhas, música e muita animação.
A Festa das Varas do Fumeiro pretende destacar um dos produtos de excelência da Beira Baixa: o enchido. Este é um evento que pretende unir as tradições locais do mês de janeiro aos produtos de excelência, afirmando os saberes e sabores da aldeia de Aranhas. O evento foi inaugurado no dia 24, com visita aos expositores e inauguração da exposição de fotografia “Gentes com história”, da autoria de Jolon, que está patente no lagar. Neste dia, a animação de rua esteve garantida com as Concertinas do Ribatejo, as Tresmoças, o Grupo de Fados João Morgado e o Projeto Ti Folia. Ainda no mesmo dia, destaque para o showcooking a cargo dos alunos do curso de cozinha e pastelaria do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches e para a atuação do Grupo Trad & Canto, no Adro da Igreja. Já ontem, dia 25 de janeiro, destaque para a apresentação do livro “As estranhas e fantásticas histórias de Jolon”, 2º Volume, de José Lopes Nunes, no lagar, e para o momento alto do certame, com o Cantar das Janeiras, o Desfile das Varas, a Leitura da Carta do Fumeiro e o Leilão das Varas. A animação estará a cargo dos grupos Pifaradas e Gaitadas, Picadinhos da Concertina, Marias Malucas (teatro de rua), Melrinhos, Tresmoças, Grupo de Música popular de Cernache do Bonjardim e Fanfarrões. Decorreu, ainda, o atelier de gastronomia “À mesa com o fumeiro”, a cargo do Chef Valdir Lubave, e, pela noite, o Grupo Antígona Ensemble atuou no Largo da Igreja.
No último dia, pelas 11:00, decorreu as apresentações dos livros “ Coisas que acontecem”, de Inês Raposo, e “Construção do Mundo”, de Fábio Monteiro, ambas no lagar, sendo que a animação de rua esteve encarregue dos Fanfarra NemFáNemFum, de “O tratador e os seus três porquinhos” (teatro de rua) e de Os Melrinhos. Para este último dia, às 15:00, decorreu o XXI Festival de Folclore, que contou com as atuações do Grupo Grande Roda do Teixoso, do Grupo Folklórico “Las Mondas” de Calzadilla / Espanha, do Grupo Sevillanas de Eljas / Espanha, do Rancho Folclórico da Alegria / Enxames, da Asociación Folklórica Cultural U Fresnu / Espanha e do anfitrião Rancho Folclórico de Aranhas. O evento contou, ainda, durante os três dias com o espaço infantil Quinta da Brincadeira.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet