O documentarista Tiago Pereira esteve na Cidade de Castelo Branco com o projeto "A
Música Cigana A Gostar Dela Própria", um projeto que pretende quebrar preconceitos sociais e desmistificar ideias preconcebidas acerca da comunidade cigana em Portugal.
Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, o objetivo deste projeto é mapear e encontrar o terreno da música cigana, descobrindo particularidades deste género musical que apenas podem ser descobertas com gravações, por exemplo, se a música cigana é toda ela baseada no flamenco, se a língua mais falada será o espanhol, o castelhano ou galego (mais a norte) ou se é permeável a outras influências. A ideia é
perceber a variedade existente na música cigana e entendê-la como música portuguesa que é.
As gravações decorreram na área de intervenção do projeto Nós com os Outros -
Programa Escolhas 7ª Geração e do projeto InterCOOLturas - Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais, ambos promovidos pela Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento,
contando com o apoio do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Agrupamento José Sanches e S. Vicente da Beira e Associação Cigana Albicastrense.
Poderá consultar os vídeos nas notícias do site da Amato Lusitano – Associação de
Desenvolvimento, através da ligação www.amatolusitano-ad.pt ou acompanhando as publicações
no facebook do projeto Nós com os Outros – Escolhas 7ª geração.
Agradecendo mais uma vez toda a colaboração e interesse manifestado, solicitando o vosso apoio na divulgação desta campanha.