Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 10 de fevereiro de 2020

Idanha-a-Nova: Armindo Jacinto consolida prova BTT apresentada na FITUR-Madrid

Por: Diário Digital Castelo Branco

A primeira "Desafio Nubbitel Lusitania" chega a Monsanto dia 6 de junho de 2020, às 21:30 horas. É a concretização de uma novidade desportiva transfronteiriça que em 260kms ligará a localidade espanhola de Talavera de la Reina-Toledo a Monsanto em Bicicleta Todo o Terreno (BTT).

A prova foi apresentada pelo presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, e pelo diretor da prova, Antonio Gutiérrez, na passada 6ªfeira, na sala de sessões da Câmara Municipal. O dirigente espanhol declarou que o Desafio Nubbitel Lusitania é uma maratona de BTT Extrema que tem um percurso em caminhos em alcatrão e terra e que vão ser 260kms feitos no máximo em 16 horas. A prova terá pontos de verificação para controlar o tempo de cada atleta, que se iniciará em Talavera de la Reina às 06:30 horas espanholas com chega a Monsanto no máximo às 21:30 horas portuguesas. É um percurso que passa por 14 municípios espanhóis antes de chegar ao município de Idanha-a-Nova.

Os atletas podem participar individualmente ou por equipas de 2, 3 ou 4 atletas com o objetivo de fazerem o percurso no horário mínimo de 16 horas. As inscrições já estão abertas através do site https://desafionubbitellusitania.com/ e terão que ser feitas até dia de 17 abril. Trata-se da concretização daquilo que Armindo Jacinto já tinha apresentado em Madrid em conjunto com Junta da Extremadura no âmbito das parecerias de fronteira que autarquia tem com a região espanhola https://www.diariodigitalcastelobranco.pt/noticia/52077/idanha-a-nova-armindo-jacinto-na-apresentacao-dos-projetos-tejo-internacional-na-fitur onde são esperados mais de 1000 participantes nesta prova BTT Extrema, que exemplifica a cooperação transfronteiriça e de promoção turística conjunta entre Portugal e Espanha.

Para o autarca é uma forma de promover e de dar a conhecer aos atletas o património paisagístico de ambos os países que Armindo Jacinto já apresentou ao Turismo Portugal como exemplo daquilo que se pode fazer em conjunto. “Promover o património territorial, histórico e cultural deste território dos dois países é uma mais-valia regional que se tem que explorar, desenvolver e melhorar na próxima edição do "Desafio Nubbitel Lusitania", afirmou Armindo Jacinto. O apoio à organização passará pela licença desportiva da Prova e das diligências necessárias junto da Guarda Nacional Republicana e Proteção Civil.   

A prova não beneficia de nenhuma linha de financiamento para que estes territórios de fronteira se possam dar a conhecer ao mundo e os custos de logística serão suportados pelas instituições públicas locais.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!