Por: Diário Digital Castelo Branco
A RTP viajou com o programa “Aqui Portugal” até Termas de Monfortinho, no concelho de Idanha-a-Nova, para uma emissão muito especial que levou as potencialidades deste território classificado pela UNESCO aos quatro cantos do Mundo.
No dia 8 de fevereiro, durante a manhã e toda a tarde, a RTP apostou em dar a conhecer Idanha-a-Nova, mostrando lugares emblemáticos, apresentando produtores e eventos de renome e divulgando projetos inovadores como os projetos Bio-Região de Idanha-a-Nova, o Recomeçar e o Passaporte Idanha-a-Nova.
Em entrevista ao “Aqui Portugal”, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova explicou que este concelho “tem no seu património natural e histórico-cultural uma riqueza muito significativa. Por isso, Idanha é um território UNESCO, com três selos desta organização: integra um Geoparque Mundial da UNESCO pela diversidade e valor do seu património geológico com 500 milhões de anos; é Reserva da Biosfera pela sua biodiversidade no Parque Natural do Tejo Internacional; é ainda Cidade Criativa da UNESCO na área da Música, estando também a candidatar os seus Mistérios da Páscoa ao reconhecimento dessa entidade”.
Armindo Jacinto continuou a entrevista sugerindo aos visitantes a aquisição do Passaporte Idanha-a-Nova para enriquecerem a experiência turística no território. “O Passaporte Idanha-a-Nova, em forma de livro, dá acesso a seis espaços icónicos do concelho, mas também divulga toda a oferta da região, permitindo aos turistas escolher o seu programa de visitação, desde a oferta gastronómica, cultural, turística, restauração e hotelaria”, afirmou.
Com efeito, ao longo de todo o dia, a RTP fez uma viagem pelo património de Idanha-a-Nova, pelo artesanato, pela história, pela gastronomia, pela cultura e pelo turismo, a partir do Balneário das Termas de Monfortinho.
A aplicação clínica das águas termais e o seu papel no turismo de saúde e bem-estar; os muitos produtores e investidores que têm apostado no concelho de Idanha-a-Nova; o património natural e histórico-cultural; e ainda os grupos e artistas da Cidade Criativa da Música de Idanha-a-Nova foram divulgados para todo o Mundo.
Da parte da RTP, ficaram as palavras de reconhecimento da apresentadora Joana Teles. “Idanha-a-Nova é um belo exemplo. No ‘Aqui Portugal’ viajamos por todo o país e confrontamo-nos muitas vezes com pessoas que falam da falta de oportunidades no interior, mas em Idanha conseguem transformar essa mentalidade numa força para atingir objetivos”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet