Centro de Cultura de Idanha-a-Nova integra Academias Gulbenkian do Conhecimento

O Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova integra a rede nacional de Academias Gulbenkian do Conhecimento, cujo objetivo é promover as competências sociais e emocionais de crianças e jovens. 

  • Cultura
  • Publicado: 2020-02-18 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

"A Academia do Conhecimento tem como missão preparar as crianças e jovens para enfrentar os desafios do presente e do futuro e contribuir para o seu sucesso educativo, através da mobilização e do desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais e da participação informada, ativa e integrada de todos os atores e agentes educativos", refere, em comunicado, a Câmara de Idanha-a-Nova.

Este município do distrito de Castelo Branco explica que o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova (CMCD) assinou recentemente um protocolo de colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, passando a integrar a rede nacional de Academias Gulbenkian do Conhecimento.

"Este projeto tem a duração de dois anos letivos e tem como público-alvo as crianças dos 3.º e 4.º anos do ensino básico de todo o concelho de Idanha-a-Nova", lê-se na nota.

A dinamização das sessões fica a cargo de técnicos do CMCD, do gabinete de educação do município de Idanha-a-Nova e do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, em estreita colaboração com os professores titulares das turmas participantes.

"Depois de um período de formação, teve agora início a fase de execução do projeto da Academia do Conhecimento em Idanha-a-Nova, que contempla a dinamização de onze sessões em cada turma", explica a autarquia.

As Academias Gulbenkian do Conhecimento destinam-se a apoiar projetos que pretendam promover competências sociais e emocionais em crianças e jovens até aos 25 anos, como a adaptabilidade, autorregulação, comunicação, pensamento criativo, pensamento crítico, resiliência e/ou resolução de problemas.

PUB

PUB

PUB

PUB