Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 26 de fevereiro de 2020

Castelo Branco: PSD avança com 2ª visita «Mais Ambição nas Freguesias» e apresenta novas propostas em Sarzedas e Santo André das Tojeiras

Por: Diário Digital Castelo Branco

O Presidente do PSD de Castelo Branco, Carlos Almeida, realizou a segunda visita no âmbito do roteiro «Mais Ambição nas Freguesias», em Sarzedas e Santo André das Tojeiras.

O Presidente do PSD de Castelo Branco, Carlos Almeida, realizou a segunda visita no âmbito do roteiro «Mais Ambição nas Freguesias», em Sarzedas e Santo André das Tojeiras.

Os Sociais-Democratas albicastrenses reiteram que o objetivo principal destas visitas, prende-se com o facto de ouvirem as pessoas e fazer um levantamento de todas as situações em que a urgência de algum tipo de resposta política ou social seja chamada à nossa atenção, pois a nossa maior preocupação é com aqueles que vivem nas zonas rurais do concelho e cuja voz não consegue chegar aos decisores políticos locais.

Na freguesia de Sarzedas, as pessoas com quem Carlos Almeida foi falando, apontaram o despovoamento e a falta de incentivos reais, como o flagelo que faz com que as nossas aldeias continuem a definhar, sem qualquer tipo de plano de ação para estagnar ou inverter a situação. Contudo, a questão da Saúde é o principal problema que afeta estas pessoas, pois o tempo de espera para uma consulta médica é relativamente elevado e por outo lado, a problemática associada à não existência de uma farmácia como já existiu no passado (sendo que a mais perto se encontra em Castelo Branco).

O PSD propõe, em nota de imprensa, que possa vir a ser alocada uma farmácia à Santa Casa da Misericórdia de Sarzedas com o objetivo de servir os habitantes da freguesia e das suas aldeias anexas. O que também deveria ser uma clara aposta, mas que não está a ser valorizado pelo Município, diz respeito à produção de Azeite e de Vinho enquanto produtos endógenos de alta qualidade e que poderiam ser devidamente alavancados com o intuito de incentivar à fixação e/ou atração de pessoas de forma a perspetivar um futuro para esta freguesia.

No período da tarde e após um almoço convívio em Sarzedas, a comitiva seguiu para a freguesia de Santo André das Tojeiras. Os elementos do PSD, foram até ao local da Destilaria Comunitária, investimento que foi anunciado com toda a pompa no período da pré-campanha eleitoral das autárquicas de 2017. Supostamente este equipamento, deveria estar terminado até ao final de 2018, mas presentemente o edifício continua em obras e está muito longe de estar concluído. Outro investimento no qual foi depositado uma grande esperança por parte das gentes desta freguesia e que foi sendo relatado pelas diversas pessoas que o PSD foi encontrando, prende-se com a transformação da unidade de Centro de Dia em Lar de Terceira Idade, devido à enorme procura e consequentemente falta de uma resposta social adequada para o efeito. O PSD considera que não há afinco por parte do Município em ultrapassar estas questões que são caras à população da freguesia.

Finalmente, para Santo André das Tojeiras, em função das suas caraterísticas naturais e posicionamento geográfico, ou seja a proximidade aos Concelhos de Oleiros e da Sertã, o PSD propõe, a criação de uma Central de Biomassa, como sendo um equipamento fundamental para criar emprego e fixar pessoas, com o intuito de dar alguma sustentabilidade aquele território.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!