Por: Diário Digital Castelo Branco com Lusa
O candidatoaà presidência da Federação Distrital do Partido Socialista (PS) e presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, saúda os descontos nas portagens das autoestradas do interior, mas reitera o apelo para que o caminho continue a ser feito "progressivamente" e até à abolição.
"Quero saudar esta iniciativa governamental, porque ela é de facto importante e espero que ela no futuro continue. Mantemos a reivindicação de uma redução progressiva até à abolição", disse.
O autarca deste concelho do distrito de Castelo Branco sublinhou que não é possível ficar conformado com o facto de estas autoestradas continuarem a ser taxadas, "seja muito, seja pouco", e lembrou que tem defendido sempre que, enquanto a região não atingir um nível de vida e de desenvolvimento igual ao do Litoral, também não deve pagar portagens.
Por outro lado, saudou a iniciativa anunciada esta semana para reduzir o valor dos pagamentos, explicando que redução é "mais substancial" do que a anterior e que "é muito positiva", porque visa "aliviar" o bolso de quem utiliza a autoestrada todos os dias ou com muita frequência.
A ministra da Coesão Territorial anunciou na quarta-feira, em Macedo de Cavaleiros, descontos nas portagens de sete autoestradas a partir do terceiro trimestre do ano para os "utilizadores frequentes", incluindo a A23 e A25, que servem a região da Beira Interior.
"Vai ser posto em prática no terceiro trimestre deste ano. Estamos a falar de um desconto de quantidade para os veículos classe 1 quer classe 2", afirmou Ana Abrunhosa, que falava à margem de uma visita no âmbito da iniciativa "Governo mais próximo", no distrito de Bragança.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet