Sporting de Braga bate Ladoeiro e avança na Taça de futsal

O Sporting de Braga garantiu hoje o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal de futsal, ao vencer o Ladoeiro, por 3-2, numa partida cujo marcador só tomou um ritmo eletrizante depois do intervalo.

  • Desporto
  • Publicado: 2020-03-12 00:00
  • Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

No dia de abertura da final a 8, no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos, Coelho (21 minutos), Allan Guilherme (24) e Cássio (27) concretizaram os golos dos minhotos, enquanto Caio Santos (28 e 29) bisou pela formação de Idanha-a-Nova.

O jogo decorreu à porta fechada por determinação da Federação Portuguesa de Futebol, em resposta à pandemia de Covid-19, que já provocou mais de 4.500 mortos e 124 mil infeções em 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

Finalista da prova ‘rainha’ em 2006/07 e 2012/13 e sétimo na fase regular do campeonato, o Sporting de Braga vai defrontar no sábado o vencedor do embate entre os primodivisionários Portimonense e Eléctrico, que medem forças às 17:00 de hoje.

O Ladoeiro fechou a melhor prestação de sempre na Taça de Portugal, ao deixar cinco emblemas pelo caminho, e concentra agora as atenções para o ‘play-off’ de acesso ao principal escalão do futsal português, após o segundo posto na Série D da II Divisão.

Sem qualquer ponta de favoritismo, os idanhenses subiram à quadra com maior intensidade nos duelos e transições prometedoras, assentes nos atrevidos Renato Rodrigues e Eskerda, perante a desinspiração bracarense no ataque ao último terço.

O técnico David Lopes solicitou uma pausa técnica para subir a clarividência na circulação, mas os minhotos só encontraram caminho para testar o guarda-redes Gaza em alguns remates exteriores de Márcio, insuficientes para beliscar o nulo ao intervalo.

O reatamento teve o condão de acrescentar emotividade e vincar as diferenças teóricas entre os dois conjuntos, já que Coelho precisou de poucos segundos para concluir uma bola parada às três tabelas e disfarçar a apatia bracarense aos 21 minutos.

Obrigado a arriscar na frente, o Ladoeiro perdeu consistência defensiva, foi apanhado em contrapé e concedeu mais dois golos, com destaque para o toque de calcanhar de Allan Guilherme, aos 24, três minutos antes de Cássio ‘fuzilar’ na zona dos 10 metros.

Só um misto de crença e desatenção alheia permitiu que o sonho albicastrense não descambasse por completo, tendo como protagonista Caio Santos, que materializou duas saídas rápidas na cara de Leandro Costa entre os 28 e os 29 minutos.

Os idanhenses reentraram na discussão, criaram situações para empatar e forçaram a reação final com o guarda-redes avançado Marquito, obrigando os minhotos a recorrerem à experiência do recém-entrado guarda-redes Vítor Hugo para segurar o triunfo.

 

Jogo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, em Matosinhos.

Sporting de Braga - Ladoeiro, 3-2.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Coelho, 21 minutos.

2-0, Allan Guilherme, 24.

3-0, Cássio, 27.

3-1, Caio Santos, 28.

3-2, Caio Santos, 29.

 

Equipas:

- Sporting de Braga: Leandro Costa, Coelho, Nilson, Bruno Cintra e Allan Guilherme. Jogaram ainda Vítor Hugo, Márcio, Amílcar, Douglas, Ricardinho, Daniel Rosa e Cássio.

Treinador: David Lopes.

- Ladoeiro: Gaza, Gonçalo Gonçalves, Markito, Eskerda e Renato Rodrigues. Jogaram ainda Paulo Ferreira, Caio Santos, Diogo Ferreira, Fábio Faria e Kilson Santos.

Treinador: Vítor Caramelo.

 

Árbitros: José Moreira e Rúben Santos.

Ação disciplinar: Nada a assinalar.

Assistência: Sem espetadores por determinação da Federação Portuguesa de Futebol, em resposta à pandemia de Covid-19.

PUB

PUB

PUB

PUB