Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, decidiu hoje encerrar ao público os equipamentos municipais, suspender os transportes coletivos e cancelar as feiras e mercados, como medida de prevenção da propagação da Covid-19.
Em comunicado, o município de Oleiros explica que no contexto atual da infeção viral causada pelo novo coronavírus (Covid-19), a partir de sábado e até ao dia 31 de março, vai encerrar ao público o pavilhão gimnodesportivo, piscinas (piscina, ginásio e circuito de manutenção) e campos de futebol municipais.
A autarquia decidiu ainda encerrar os espaços culturais e turísticos sob a gestão municipal (Casa da Cultura, Espaço Net e Posto de Turismo) e suspender o atendimento (em gabinete e domiciliário) dos serviços de psicologia do município e o serviço da Unidade Móvel de Saúde.
"O conjunto destas medidas será alvo de revisão à medida que as circunstâncias epidemiológicas evoluírem e em função das orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS)", lê-se na nota.
O município de Oleiros, que tinha cerca de 5.200 habitantes nos últimos Censos, cancelou também a realização de mercados e feiras e de todas as atividades de âmbito desportivo ou cultural, e suspendeu os transportes coletivos de passageiros e escolares.
"Reforçamos que as medidas tomadas se destinam a fazer face à propagação do surto epidemiológico Covid-19 e a proteger a saúde de todos quantos trabalham e frequentam os serviços municipais e também daqueles que vivem e visitam o concelho de Oleiros", conclui.
Os serviços municipais nos Paços do Concelho, embora se mantenham abertos e em funcionamento, "apenas deverão ser procurados em situações urgentes e inadiáveis".
Neste âmbito, a autarquia recomenda que se evitem deslocações à câmara e apela aos contactos telefónicos ou através de ‘email’.
O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.300 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar a doença como pandemia.
O número de infetados ultrapassou as 140 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.
Na quinta-feira, o Governo anunciou que as escolas de todos os graus de ensino vão suspender todas as atividades letivas presenciais a partir de segunda-feira, devido ao surto de Covid-19.
Várias universidades e outras escolas já tinham decidido suspender as atividades letivas.
O Governo decidiu também declarar o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.
A restrição de funcionamento de discotecas e similares, a proibição do desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto dos residentes em Portugal, a suspensão de visitas a lares em todo o território nacional e o estabelecimento de limitações de frequência nos centros comerciais e supermercados para assegurar possibilidade de manter distância de segurança foram outras das medidas aprovadas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet