Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), na Covilhã, distrito de Castelo Branco, anunciou hoje que vai adiar todas as consultas, cirurgias e meios complementares de diagnóstico e terapêutica não urgentes para dar resposta à pandemia Covid-19.
Em comunicado enviado à agência Lusa, esta unidade hospitalar refere a necessidade de "alargar o conjunto de medidas de prevenção, com o objetivo de garantir a afetação de recursos humanos e materiais ao atendimento e tratamento de doentes com Covid-19".
"Assim, está suspensa toda a atividade assistencial não urgente - Consultas, Cirurgias e meios complementares de diagnóstico e terapêutica que, pela sua natureza ou prioridade clínica, não impliquem risco de vida para os utentes ou limitação do seu prognóstico".
O CHUCB também refere que "os utentes estão já a ser contactados telefonicamente pelo hospital para que tomem conhecimento desta medida" e que, caso a situação clínica o justifique, serão mesmo contactados pelo médico, para melhor aconselhamento terapêutico.
"Todas as desmarcações serão reagendadas oportunamente", garante a informação.
Esta unidade de saúde volta ainda a apelar para que se evitem "todas e quaisquer deslocações desnecessárias ao hospital, devendo-se privilegiar contactos à distância".
Anteriormente, o CHUCB já tinha decidido suspender todas as visitas a doentes internados daquela unidade, com exceção para os utentes internados nos serviços de Pediatria, Maternidade e Neonatologia e do serviço de Cuidados Paliativos.
O CHUCB integra os hospitais da Covilhã e Fundão.
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram.
Portugal registou hoje a primeira morte, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido.
Trata-se de um homem de 80 anos, com "várias patologias associadas" que estava internado há vários dias no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse a ministra, que transmitiu as condolências à família e amigos.
Há 331 pessoas infetadas até hoje, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Dos casos confirmados, 192 estão a recuperar em casa e 139 estão internados, 18 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).
O boletim da DGS assinala 2.908 casos suspeitos até hoje, dos quais 374 aguardavam resultado laboratorial.
Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet