Sertã: Biblioteca Itinerante regista números “muito positivos” no primeiro ano de atividade

A Biblioteca Itinerante da Sertã – Biblioandante assinala hoje, dia 20 de março, o seu primeiro ano de existência. Neste período, registou-se uma adesão de 7632 pessoas nos 37 lugares abrangidos pelo projeto. 

  • Cultura
  • Publicado: 2020-03-23
  • Autor: Diário Digital Castelo Branco

Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, os números agora apresentados revelam ainda que a Biblioandante efetuou, neste primeiro ano, 4699 empréstimos domiciliários (livros, DVD’s, jornais e revistas), a que acrescem mais 191 pedidos realizados pelos seus utentes, a larga maioria dos quais foi satisfeito. Refira-se também que as técnicas adstritas ao projeto realizaram 23 recolhas patrimoniais: histórias de vida, testemunhos, lengalengas, orações e canções.

Este serviço do Município da Sertã, coordenado pela Biblioteca Municipal Padre Antunes, tem sido “uma aposta ganha, ficando demonstrado que os serviços de proximidade são fundamentais para levar algum bem-estar às nossas comunidades mais isoladas, reduzindo, ao mesmo tempo, distâncias e oferecendo serviços diferenciadores”, sublinhou José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã. 

O autarca não tem dúvidas de que, “com a Biblioteca Itinerante, se inaugurou um novo capítulo no relacionamento entre o Município e os seus munícipes, cumprindo-se, em simultâneo, um sonho antigo alimentado por várias gerações”. 

José Farinha Nunes mostra-se “muito orgulhoso” no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Biblioandante em todo o concelho da Sertã e destaca “a forma entusiasta como este projeto foi recebido pela nossa população”.

Esta Biblioteca Itinerante, além de contar com os serviços habituais de uma biblioteca, disponibiliza serviços de apoio à saúde e outros. É, pois, possível consultar livros e revistas, fazer rastreios médicos, preencher e entregar formulários e requerimentos de diferentes serviços, aceder à Internet, fazer fotocópias e pagamentos através do MB Spot, a mais recente valência disponibilizada. Está ainda em análise a instalação do Posto Móvel do Cidadão, cuja equipa está já devidamente preparada para esse efeito.

Neste momento, a Biblioandante tem quatro parcerias estabelecidas (duas farmácias e dois institutos óticos) para concretizar os rastreios médicos simples. 

Refira-se que as comemorações deste primeiro aniversário foram suspensas, bem como o serviço da própria Biblioteca Itinerante, devido à situação de excecionalidade que se vive no país, por causa da pandemia provocada pela Covid-19.

PUB

PUB

PUB