Por: Diário Digital Castelo Branco
As sete candidaturas realizadas por diferentes entidades do concelho do Fundão ao concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular” foram aceites pelo conselho científico.
Segundo informação a que o Diário Digital teve acesso, o Município do Fundão candidatou, em parceria com as juntas de freguesia do concelho, o Bombo (Categoria Artesanato), as Flores da Romaria de Santa Luzia (Categoria Artefactos), o Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância (Categoria Festas e Feiras) e a Tomada do Carvalhal (Categoria Rituais e Costumes); o Rancho Folclórico de Silvares candidatou a Dança da Tranca (Categoria Músicas e Danças); a Junta de Freguesia de Lavacolhos candidatou os Bombos de Lavacolhos (Categoria Músicas e Danças) e a Junta de Freguesia da Barroca candidatou a Procissão dos Pastores ou das Pinhas (Categoria Procissões e Romarias).
Este concurso pretende evidenciar a vivência e reconhecimento do património material e imaterial de Portugal e eleger o que de melhor o país tem. Tal como refere a organização deste evento “Portugal afirma-se hoje pelos seus valores únicos e pela dimensão da sua multiculturalidade, onde a expressão da sua autenticidade se encontra em cada um de nós, em cada aldeia, vila ou cidade”. É esta autenticidade que a organização pretende “homenagear com a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular”.
Nesta etapa é atribuído um Selo de Nomeado, que advém da validação da candidatura após avaliação de um conselho científico e comprova a aceitação da candidatura para a participação no concurso.
A validação das candidaturas reconhece o património e as tradições do concelho do Fundão, afirmando os patrimónios distintivos do seu território e o trabalho desenvolvido pelas diferentes instituições na valorização desses patrimónios.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet