Por: Diário Digital Castelo Branco
Vila Velha de Ródão, Oleiros e Sertã integram as vinte seis autarquias e IPSS’s que ativaram o Fundo Emergência Abem Covid-19. Em tempo de pandemia e antecipando as dificuldades específicas de muitas famílias portuguesas, o Fundo Emergência Abem COVID-19 já está a ajudar famílias que se viram privadas do acesso aos medicamentos.
Segundo a informação enviada ao Diário Digital, a expetativa é de crescimento exponencial de beneficiários nas próximas semanas, em face do agravamento de situações de desemprego e situações de lay-off em empresas.
As entidades de terreno estão a identificar cidadãos que devido à pandemia do novo coronavírus apresentem necessidades específicas para serem apoiados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde.
«A pandemia COVID-19 vai levar muitas famílias a situações de carência económica que precisam da ajuda de todos nós para aceder a bens essenciais como os medicamentos. Por outro lado, há doentes de risco que necessitam de receber em casa os medicamentos hospitalares evitando deslocações a hospitais. Com a solidariedade de todos, a Emergência Abem COVID-19 vem dar resposta a quem mais precisa», refere, em comunicado, Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, entidade promotora da iniciativa.
Este movimento solidário abre portas a todas entidades que se queiram juntar e apoiar os mais vulneráveis. Para além dos municípios já referidos, também estão envolvidos no Fundo Emergência Abem COVID-19, os municípios de Alcobaça, Alfândega da Fé, Bombarral, Chaves, Constância, Estarreja, Estremoz, Felgueiras, Figueira da Foz, Mação, Mafra, Óbidos, Ourém, Ribeira Grande, Santa Cruz, Sardoal, Seia e Soure. Aderiram igualmente a Junta de Freguesia de Cacia e a União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Sr.ª do Pópulo, Coto e São Gregório. Outras entidades referenciadoras são a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda, a Conferência Vicentina São João de Deus de Pedrouços e a Fundação Nunes Barata.
A distribuição dos medicamentos hospitalares, entregues por mais de 20 hospitais, é assegurada pelo Fundo Emergência Abem Covid-19 o que permite aos cidadãos recebê-los nas suas casas ou, caso prefiram, numa farmácia local, evitando deslocações que coloquem em risco a sua saúde.
Dezenas de empresas e cidadãos solidários já contribuíram para esta causa totalizando, até ao momento, 159.106,71€. Mas é necessário muito mais para chegar a todas as famílias que precisam de apoio neste momento. Se todos ajudarmos com o que pudermos, vamos fazer a diferença.
Os donativos podem ser feitos via transferência bancária para o IBAN: PT50.0036.0000.99105930085.59 e via MBWAY: 932 440 068
Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja emitido o recibo de donativo.
Já se juntaram a esta causa a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, a BIAL, a Fidelidade, a Fundação AGEAS, a Fundação Millennium BCP, o Grupo Cooprofar-Medlog, a GSK Farma, a REN, a ViiV Healthcare, a VALORMED, a VICTORIA Seguros, a Alliance Healthcare, a Associação Nacional das Farmácias. Também o Prémio João Cordeiro reverteu a favor desta causa.
O Programa Abem, Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet