Por: Diário Digital Castelo Branco
O PSD questionou, na Assembleia da República, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, sobre as ações que o Governo português pretende desenvolver para remover a presença anormal de uma quantidade massiva de plantas aquáticas invasoras numa extensão de vários quilómetros no troço internacional do rio Tejo e nos seus afluentes, na ribeira do Aravil e nos rios Ponsul e Zêzere.
Cláudia André, deputada do PSD eleita pelo distrito de Castelo Branco, exige a rápida intervenção do Executivo, nomeadamente pede medidas para “minimizar ou evitar o ‘contágio’ do problema identificado a poucos quilómetros a montante da fronteira espanhola, em Garrovillas de Alconétar, Cáceres”.
De acordo com a imprensa local, portuguesa e espanhola, as plantas invasoras “Azolla” estão a desenvolver-se nas águas dos rios Ponsul, Aravil e Tejo. “O crescimento exacerbado desta planta invasora provoca a morte das espécies que se encontram sob o manto desenvolvido pelo processo de eutrofização das águas”, alerta a deputada.
De recordar que, nos arredores da cidade de Garrovillas de Alconétar, em Cáceres, a planta tomou proporções devastadoras e o fenómeno está fora de controlo pela falta de ação na fase inicial do surto.
Sobre o rio Ponsul, a deputada do PSD salienta que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assumiu o compromisso de realizar “uma intervenção para remoção mecânica destas plantas aquáticas e tem previstas ações de reabilitação da galeria ribeirinha, no sentido de reduzir o ‘input' de nutrientes para o curso de água”.
“Considerando que a eutrofização das águas é resultado da poluição das mesmas e considerando as imagens denunciadas pela população e pela comunicação social sobre a poluição das águas dos rios Aravil, Ponsul e afluentes do Zêzere, é urgente a ação sobre as águas nascidas no interior do nosso território mas vitais para todo o país, no caso da rede hidrográfica do Tejo, fundamental para a cidade de Lisboa pelo abastecimento de água potável e pela manutenção da região agrícola de todo ribatejo”, sublinha a deputada social-democrata.
O PSD pergunta ao Governo se tem conhecimento do desenvolvimento da planta invasora “Azolla” e dos fenómenos de eutrofização que estão a ocorrer no rio Ponsul?
Se tem conhecimento do desenvolvimento da planta invasora “Azolla” e dos fenómenos de eutrofização que estão a ocorrer no rio Aravil?
Se tem conhecimento de fenómenos de poluição dos afluentes e das águas do rio Zêzere?
Em caso afirmativo, que ações já desenvolveu para resolver os fenómenos acima citados?
Que medidas o governo português tomou para minimizar ou evitar o “contágio” do problema identificado a poucos quilómetros a montante da fronteira espanhola, em Garrovillas de Alconétar, Cáceres.
Qual a data em que será realizada a intervenção para remoção mecânica da “Azolla”, no Ponsul, citada pela APA?
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet