Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
Um grupo informal de voluntariado da Covilhã, distrito de Castelo Branco, lançou a iniciativa "Compras Suspensas", que visa ajudar a pagar compras àqueles que perderam rendimentos e que possam estar a passar dificuldades face à pandemia covid-19,
"As ‘compras suspensas' consistem em deixar um valor creditado num negócio local. Esse valor será depois atribuído a pessoas que estejam neste momento em dificuldades, dando a oportunidade ao/à destinatário/a de decidir e adquirir o que necessita", explicam os dinamizadores da iniciativa, com comunicado enviado à agência Lusa.
A ação está a ser promovida por voluntários que constituíram o grupo "Vai Passar" com vista a criar uma plataforma de apoio para os que mais precisam e que também funciona como um meio para aqueles que querem ajudar.
O conceito seguido é inspirado num movimento que teve origem em Itália e em que alguém deixa um café pago para quem o não possa pagar, sendo que o "compras suspensas" visa cabazes de produtos a adquirir no comércio local, nomeadamente em mercearias, talhos, frutarias, minimercados, entre outras.
Segundo o grupo, será disponibilizada uma rede de estabelecimentos parceiros onde cada pessoa poderá ir e deixar um valor pago que será depois usado para fazer compras por aqueles que mais precisam e que tenham sido identificados no âmbito desta rede.
Quem fizer o donativo receberá um comprovativo com o valor, sendo que o duplicado é encaminhado para o grupo de modo a que se possa gerir o valor disponível em função das necessidades mais prementes.
"A avaliação será feita tendo em conta as necessidades e o agregado familiar. Por exemplo, um donativo de maior valor pode ser distribuído até por diferentes famílias, enquanto noutros casos se podem juntar um conjunto de donativos para chegar a uma verba que permita fazer algumas compras essenciais", disse à agência Lusa Elisa Bogalheiro, uma das voluntárias.
Esta responsável frisou ainda que todo o processo será "devidamente acompanhado".
O grupo adianta ainda que a iniciativa conta com o apoio da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor.
O acompanhamento ou a adesão a esta ação poderá ser feito através da rede social de Facebook, disponível no endereço: https://www.facebook.com/vaipassargrupodeapoio.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Portugal contabiliza 1.063 mortos associados à covid-19 em 25.524 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 20 mortos (+1,9%) e mais 242 casos de infeção (+1%).
Das pessoas infetadas, 813 estão hospitalizadas, das quais 143 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.689 para 1.712.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet