Por: Diário Digital Castelo Branco
Os militantes do Partido Socialista (PS) eleitos pela lista liderada por Fernando Raposo, nas últimas eleições para a Comissão Concelhia do partido, pediram uma convocação de uma reunião urgente através de uma carta enviada ao atual presidente, Arnaldo Brás.
Em comunicado enviado ao Diário Digital os militantes que subscrevem a missiva são membros da Comissão Política Concelhia do PS e afirmam “representar muitos socialistas albicastrenses”.
Fernando Raposo, Carla Massano, João Carvalhinho, Maria Hermínia Simão, Julieta Azevedo, Carlos Casal, Maria Alzira Serrasqueiro e Sérgio Farias Pereira, os signatários da missiva e declaram que , “confrontados com a reação pública do Secretariado Concelhio à sentença do Supremo Tribunal Administrativo, que determina a perda de mandato do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, e à interposição de recurso para o Tribunal Constitucional, são compelidos a requerer a realização de uma reunião da CPC, com caráter de urgência”.
Com esta missiva este grupo de militantes pretende que " o PS que defendemos e promovemos é constituído por pessoas livres que, conscientes dos direitos e deveres que detêm como cidadãos, oferecem ao partido o seu empenhamento e compromisso políticos, com respeito por uma ética de responsabilidade, num sistema político fundado nos direitos humanos, na soberania popular, no primado da lei e na livre competição entre ideias e programas, como é preconizado na Declaração de Princípios.
A posição do Secretariado Concelhio de apoiar o desafio de uma decisão do Supremo Tribunal Administrativo, constitucionalmente consagrado como órgão máximo na hierarquia dos Tribunais Administrativos e Fiscais, que sendo legítimo estritamente no plano pessoal do visado, que não de um titular de cargo político, constitui um sério e grave erro político com consequências potencialmente duradouras para o Partido.
O Secretariado Concelhio é um mero órgão executivo com limitadas competências políticas. É à Comissão Política Concelhia, órgão de definição da estratégia e de coordenação da atividade do Partido a nível municipal, que compete apreciar a situação política do concelho e pronunciar-se sobre a mesma", lê-se no texto.
Estes socialistas albicastrense referem ainda que "em obediência a imperativos de consciência e de defesa dos princípios políticos, morais e éticos que orientam o PS, os subscritores propõem a realização de uma reunião da Comissão Política Concelhia, com caráter de urgência, para debater a atual situação política e as soluções que restaurem a confiança dos albicastrenses nas propostas políticas do PS”.
Do mesmo modo, mais informam que sendo “conhecedores das atuais circunstâncias da crise sanitária que atravessamos, consideramos que é possível reunir a Comissão Política Concelhia em duas formas alternativas, quer através de plataforma digital para reuniões remotas, prioritariamente, quer presencialmente em local que permita o necessário distanciamento entre os participantes, como tem vindo a ser prática noutros contextos”.
Aguardando “a necessária resposta, em tempo, dada a natureza urgente do assunto”, conclui a carta enviada.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet