A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (AL-AD) no seguimento da aprovação do projeto Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G (CLDS 4G) acaba de lançar o Programa de Voluntariado – “Avós Adotados”.
Esta atividade, integrada no Eixo 3 que visa a promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa, tem como objetivo fazer o match entre potenciais voluntários/as e idosos/as de forma a combater a solidão e o
isolamento social destes últimos.
Este programa visa assim angariar voluntários/as com disponibilidade para adotar um “avô” ou uma “avó” que resida sozinho/a e que se encontre numa situação de maior vulnerabilidade social. O objetivo passa por, através de um contacto telefónico regular e de uma palavra amiga, estabelecer um laço de proximidade que sirva para quebrar os
níveis de isolamento social.
Com esta ação, a equipa do CLDS 4G espera colmatar situações de isolamento social dos seniores residentes no município de Castelo Branco, contando também nesta linha com o apoio de diversas instituições da rede social do território, para a sinalização destes casos.
Todos/as os interessados/as poderão inscrever-se no formulário disponível na página de Facebook www.facebook.com/clds4gcastelobranco ou pelos contactos 272 325 126 | clds4gcastelobranco@amatolusitano-ad.pt.
Este projeto é tutelado pelo Instituto de Segurança Social IP e financiado pela POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e contará com um período de execução de 36 meses.