Por: Diário Digital Castelo Branco
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova afirma que é preferível ter uma economia mais debilitada do que disseminar uma doença e disse concordar com o encerramento das fronteiras terrestres com Espanha para além do dia 14.
"Obviamente que estamos de acordo com a decisão de manter as fronteiras fechadas como até aqui. Defendemos sempre esta decisão. Não faz sentido abrir as fronteiras ainda com todos os casos problemáticos que se registam em Espanha. Tem que haver controlo e estamos de acordo", afirmou Armindo Jacinto à agência Lusa.
O Conselho de Ministros aprovou, na segunda-feira, por via eletrónica, a resolução que vai manter para além do dia 14 o encerramento das fronteiras terrestres com Espanha.
O presidente do município de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, sublinhou que todos estão interessados em abrir a economia e fazer com que esta funcione.
"Mas temos que estar preparados", disse.
"É preferível ter uma economia mais debilitada do que estar a disseminar uma doença. O encerramento das fronteiras tem afetado muito o concelho [Idanha-a-Nova]. O turismo é uma atividade muito importante para nós", sublinhou.
O autarca realçou que o maior problema com que o concelho de Idanha-a-Nova se debate é com a ausência de fluxos turísticos.
"Idanha-a-Nova recebe anualmente 250 mil pessoas, portugueses e espanhóis, que de um momento para o outro deixou de ter", sustentou.
O controlo das fronteiras terrestres com Espanha está a ser feito desde as 23:00 do dia 16 de março em nove pontos de passagem autorizada devido à pandemia de covid-19.
O ponto de fronteira em funcionamento no concelho de Idanha-a-Nova é Termas de Monfortinho-Cilleros.
No âmbito do controlo das fronteiras, estão impedidas as deslocações turísticas e de lazer entre os dois países, sendo apenas permitida circulação de transportes de mercadorias e de trabalhadores transfronteiriços.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet