Por: Diário Digital Castelo Branco
Foi aprovada a passagem à segunda fase do projeto europeu IoTXchange, liderado pelo Fundão, que visa o desenvolvimento de planos de digitalização baseados em soluções da Internet das Coisas (IoT), com a finalidade de aumentar a qualidade de vida nas pequenas e médias cidades da União Europeia.
Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, o Município do Fundão é o líder deste consórcio que engloba ainda os municípios de Razlog (Bulgária), Dodoni (Grécia), Nevers (França), Jelgava (Letónia), Ånge (Suécia) e Kežmarok (Eslováquia) e a universidade finlandesa Åbo Akademi. A primeira fase teve início em setembro de 2019 e a segunda será concluída até agosto de 2022.
Com um orçamento total de 744.166,92€, comparticipado entre 70 a 85% pelo Fundo Regional de Desenvolvimento Social, este projeto facilita a troca de experiências num processo de aprendizagem partilhada de forma a capacitar todos os parceiros a abordar, sob novas perspetivas, problemas identificados como comuns numa tentativa de solução futura.
Na primeira fase do projeto foi definido um conjunto de temas-chave poderão ser alvo de soluções IoT e uma vez definida, em rede, uma problemática comum para a segunda fase do projeto que agora se inicia, seguir-se-á o envolvimento de parceiros locais, através da constituição de um Grupo de Ação Local, que terá como resultado final a elaboração de um Plano de Ação Local.
Este plano irá constituir uma importante ferramenta de validação de uma estratégia com impacto decisório na definição das prioridades de desenvolvimento territorial.
De recordar que candidatura do projeto IoTXchange foi realizada no âmbito do programa URBACT III, onde foram apresentadas 62 propostas de 525 parceiros de 29 países. A metodologia URBACT, baseada na cooperação transnacional entre cidades e no envolvimento de grupos locais, oferece condições para o desenvolvimento de planos de ação integrados que guiem os participantes nesta era de transformação digital.
No total, passaram à segunda fase 23 Redes de Planeamento de Ação, aprovadas pelo Comité de Acompanhamento do URBACT, no passado dia 7 de maio.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet