Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 25 de maio de 2020

Polis-Castelo Branco - 2000: Post's do Facebook causam troca de acusações entre Presidente da Câmara e Vereador do PSD

Por: José António Baleiras

A posição tomada pelo Presidente da Concelhia do PSD de Castelo Branco e Vereador da Câmara Municipal, Carlos Almeida, num dos Post’s que publicou na sua página da rede social Facebook, sobre o encerramento das contas da Sociedade Polis-Castelo Branco, que acusa as contas de 13.669.036.73€ não baterem certo e oferecerem reservas ao Revisor Oficial de Contas (ROC), levou o Presidente da Câmara Municipal, Luís Correia, a tomar uma posição intransigente, sobre as contas da empresa criada no ano 2000 e liquidada em 2012.

Foi na última sessão de reunião pública de Câmara, realizada na passada 6ªfeira, dia 22 de Maio, que durante a sua intervenção, o Presidente da Autarquia pediu ao Vereador Social-Democrata que lhe dissesse, porque é que “mais uma vez deixa de me esclarecer, qual é a minha responsabilidade, que responsabilidades eu aligeirei e que situações eu branqueei, sobre este assunto? ao afirmar “quero-lhe dizer o seguinte: Esta a prova provada, da sua forma de fazer política”.

Ao se referir, à publicação publicada na rede social por Carlos Almeida, afirmou que o Vereador transcreveu, frases do relatório feito pelos Serviços de Contabilidade da Câmara Municipal, e não pelo Revisor Oficial de Contas (ROC), como está escrito no Post, afirmando “ O senhor transcreve frases à sua maneira, querendo desta forma, manipular a informação e revelando falta de transparência da sua parte” asseverou Luís Correia. Dando-lhe o primeiro exemplo “Quando o senhor escreve ‘Transitaram bens do Polis que na realidade nunca existiram’... "falta-lhe a virgula, seguida do texto ‘isto é, não passaram  da fase do projeto inicial’, “como está escrito no Relatório dos Serviços Técnicos, tratando-se de uma referência à conta contabilística que estava aberta para uma obra que teve um custo apenas do projecto inicial e cuja a mesma não chegou a ser feita. O senhor corta metade da frase, parecendo que ouve, uma intenção do Presidente da Câmara de esconder alguma obra que parti.” E dando a Carlos Almeida o segundo exemplo de frase incompleta, Luis Correia afirma que na frase "Existem bens que não foram registados..." falta-lhe o texto ‘no SIC (Sistema Informático do Serviço Financeiro), logo, não lhe estão a ser imputados gastos de grandes reparações ou amortizações’.

Acabando por lhe dizer “Das duas uma. Ou não tem os conhecimentos técnicos para entender o relatório que utilizou ou está à procura intencionalmente de fazer demagogia”.

A terceira e última frase do Post em que Luís Correia acusa Carlos Almeida de transcrever frases à sua maneira e manipular a informação é “Obras duplamente financiadas - Biblioteca Municipal e Centro de Interpretação Ambiental” à qual o Presidente refere a frase dá ideia que as obras foram pagas duas vezes, não sendo transparente a forma como comunica com as pessoas às quais se dirige, está a manipular pura e simplesmente o texto, porque as obras tiverem dois financiamentos corretos, legais, que não ultrapassaram o custo da obra e tiveram duas fontes de financiamento. Perguntando a Carlos Almeida “qual é minha responsabilidade e o que é que eu branqueei? Uma vez que os dois subsídios foram legalmente propostos e recebidos”.

Ao terminar a sua intervenção, Luís Correia quis lembrar ao Vereador do PSD que as contas da Sociedade PolisCasteloBranco foram fechadas em 2012 e aprovadas em 2013 pela Assembleia Municipal onde, na altura, Carlos Almeida era deputado municipal e não se referiu a nada sobre a situação que acusa hoje. Portanto, tratando-se de uma questão política e dos políticos não terem visto alguma coisa menos bem tecnicamente, “e o Senhor também não se referiu a elas na altura, portando não sei se agora teve alguma perspetiva de branquear ou aligeirar alguma responsabilidade”. Terminando dizendo-lhe “Está aqui a forma demagógica e pouco séria como o senhor faz política, agarra-se a questões técnicas para a utilizar politicamente e tentar denegrir o Presidente e os Técnicos que com ele trabalham.

Ao tomar a palavra, o Vereador do PSD refutou, de forma veemente, todo o tipo de acusações que lhe foram feitas e não aceitou e nem admitiu qualquer tipo de lição de moral e bons princípios. Começou por se referir à forma como o Presidente, Luís Correia, faz política ao confirmar a sua presença na Assembleia Municipal em 2013 na aprovação das contas da Sociedade PolisCasteloBranco, mas que Luís Correia se esqueceu de dizer que o Deputado Municipal do PSD, Carlos Almeida, votou contra as contas apresentadas.  Ao omitir o facto perguntou-lhe “Será má fé?

Confirmou a colocação dos Post’s a que o Presidente se referiu, mas acrescentou que teve também teve o cuidado colocar a fotografia da capa do relatório feito pelos Técnicos da Câmara que, se for colocado no Site da autarquia, poderá ser consultado por todos os munícipes do Concelho e lerem o relatório original na íntegra. Teve o cuidado de colocar no Post o quadro do Projeto de Classificação Contabilística dos Subsídios que Transitaram do Polis e teve o cuidado de fotografas aquilo que são citações do Revisor Oficial de Contas (ROC). “O Senhor Presidente esqueceu ou omitiu este facto. Será má fé? Voltou a perguntar o Vereador.

Carlos Almeida afirmou que voltará, seguramente, de futuro à questão do Polis, acabando por dizer ao Presidente da Câmara ser completamente abusivo fazer politica utilizando de forma sistematicamente os Técnicos da Câmara quando confrontado politicamente com assuntos que não lhe convêm. “Nunca em circunstância algum Vereador do PSD acusaram os Técnicos do que quer que seja, pelo contrário, sempre lhes manifestaram o maior respeito. Mas o que acontece neste Município é, quando as coisas correm muito bem, é sempre o senhor dr. Luis Correia que entrega as coisas e que faz as coisas… Quando as coisas corem mal, então são sempre os técnicos os responsáveis do insucesso. Os meus interlocutores não são os Técnicos, os meus são os políticos a começar pelo Presidente da Câmara”, concluiu o Vereador.   

Os Post’s discutidos nesta sessão de Câmara podem ser consultados neste link

https://www.facebook.com/profile.php?id=100015926824258&epa=SEARCH_BOX

 

 

 

 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!