Por: José António Baleiras
Na conferência de imprensa desta 3ªfeira, dia 2 de Junho, convocada pela Câmara Municipal, onde estiveram presentes a maioria dos órgãos de comunicação social de Castelo Branco, serviu para o presidente da Câmara, Luís Correia, se prenunciar sobre as acusações que lhe foram feitas no programa "Sexta às Nove", conduzido pela jornalista Sandra Felgueiras.
A conferência de imprensa acabou por ser uma exposição oral do autarca das 16 perguntas e respostas que o programa da RTP lhe enviou, uma vez que não quis participar presencialmente, e que Luís Correia leu aos jornalistas presentes, sem direito a perguntas no final.
O programa que acusa o edil albicastrense de gestão danosa https://m.facebook.com/story.
O Presidente da Câmara já foi condenado à perda de mandato pelo Supremo Tribunal Administrativo e está agora formalmente acusado num processo-crime pela adjudicação de serviços numa empresa onde o pai participa no Capital Social.
Estes factos que o podem impedir de se recandidatar a um terceiro mandato e mesmo obrigá-lo a cessar o atual, de imediato, mas enquanto depende de um recurso para o Tribunal Constitucional, Luís Correia assinou mais dois contratos de mais de meio milhão de euros para realizar festas e festivais que estão cancelados foram assinados em pleno estado de emergência, como o Diário Digital noticiou https://www.
A empresa vencedora foi sempre a mesma, a VTE Eventos Lda, e cujo gerente se chama Vasyl Ivanovych, mas o próprio presidente da Câmara associa esta empresa a outro sócio que não consta sequer dos órgãos sociais. Chama-se Gonçalo Torres, um albicastrense que, segundo o “Sexta às Nove”, é alvo de vários processos de execução. Dados recolhidos pelo programa da RTP indicam que a empresa VTE Eventos é mesmo dele e usa um testa-de-ferro.
Na conferência de imprensa, Luís Correia acusa ainda, sem o identificar, um jornal regional de “não cumprir o dever básico do exercício do contraditório”, nem respeitar “o dever de informação rigorosa. Fazem a sua própria interpretação dos acórdãos judiciais, dão a opinião da oposição e não me ouvem ou ignoram os meus esclarecimentos”, afirmou o autarca.
Para Luís Correia esta situação não passa de uma estratégia concertada entre o PSD, militantes do PS e a cumplicidade da Comunicação Social.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet