Por: Diário Digital Castelo Branco
Esta sexta-feira, 5 de junho, assinalou-se o Dia Mundial do Ambiente, efeméride que tem sido assinalada pelo Município da Sertã desde 2012 com a realização de caminhadas ambientais.
Este ano o Dia Mundial do Ambiente, teve como tema a biodiversidade, tendo sido crucial despertar a consciência e promover a ação ambiental a nível mundial. Com a ameaça de extinção de milhares de espécies de plantas e de animais em todo o planeta, este é o momento para nos dedicarmos à proteção da biodiversidade. Em todo o mundo, este dia é habitualmente assinalado com inúmeras atividades desenvolvidas pelas escolas e pelas câmaras municipais, e outras entidades com papel fundamental na sociedade, no que toca ao Ambiente.
As Caminhadas Ambientais promovidas anualmente pelo Município da Sertã foram criando a tradição de momentos de agradável convívio ao ar livre, reforçando a vontade de todos em torno do objetivo principal, que é o de incutir responsabilidades sociais e despertar consciências para a necessidade de promover a sustentabilidade do meio ambiente.
Num contexto de pandemia COVID 19, na impossibilidade de realizar a caminhada, o Município da Sertã convidou todos os munícipes a participar neste dia de uma forma diferente, mas não menos próxima. Assim, o Município partilhou alguns dos melhores momentos captados e registados ao longo deste percurso, iniciado em 2012, e convidou todos os munícipes a partilharem também alguns dos melhores momentos por si registados, ao enviarem fotografias para ambiente@cm-serta.pt.
De acordo com José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, “esta iniciativa teve como objetivos a publicação e divulgação de agradáveis momentos para recordar, na esperança de que muito em breve se repitam. Até lá, esta partilha avivou memórias, despertou consciências, e acima de tudo, aqueceu o coração de todos. Esta caminhada sempre foi um sucesso pela boa disposição e compromisso com o meio ambiente, pelo número de participantes e pelas inúmeras instituições e pessoas que nos apoiaram”, refere o autarca. “Deixamos o nosso bem-haja a todos e formulamos votos para nos voltarmos a reunir com o mesmo propósito no próximo ano para a IX edição. Com a certeza de que se não pudermos caminhar juntos, poderemos certamente recordar juntos!”, finaliza José Farinha Nunes.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet