Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 8 de junho de 2020

Fundão: Piscina de Alpedrinha vai reabrir

Por: Diário Digital Castelo Branco

Em pleno desconfinamento, a piscina de Alpedrinha vai abrir em meados de Junho, no concelho do Fundão, com todos os cuidados e regras necessárias para receber, com segurança, os visitantes que querem dar refrescantes mergulhos, com água que vem diretamente da serra da Gardunha. 

A piscina abriu em 1957, tornando-se a primeira grande piscina da região, com 5 metros de profundidade e 33 de comprimento. Ainda, hoje, continua a ser o local escolhido para muitos se refrescarem, nos quentes dias de verão da Beira Interior.

A Piscina de Alpedrinha, com implantação a meia encosta da Serra da Gardunha, foi das primeiras piscinas a surgir na Beira Baixa. Talvez a de maiores dimensões, com 5 metros de profundidade e 33 de comprimento, sendo durante muitos anos a piscina de referência da região, onde muitos beirões aprenderam a nadar. Nesse tempo, num típico domingo quente de Agosto, podia chegar a ter 500 pessoas. 

1957 foi o ano da inauguração da Piscina de Alpedrinha. Desde então, no final do mês de Maio, a piscina começa a encher com água proveniente de nascentes da Serra da Gardunha. Eram precisos 1.500.000 litros de água e, dependendo da pluviosidade do ano, podiam ser necessários entre 10 a 20 dias para a encher. O processo mantém-se nos dias de hoje e, apesar das obras de renovação, de 2019, terem retirado 400.000 litros ao volume do tanque, a água fresca e pura continua a entrar e sair da Piscina, num processo de renovação continua. Foi também retirada a prancha mais alta (com 3 metros) que está exposta, como recordação, à entrada do Empreendimento de Turismo Rural Casas de Alpedrinha, onde se situa a Piscina.

Alpedrinha, conhecida como Sintra da Beira (o cognome dado à simpática vila de Alpedrinha por D. Leonor de Almeida (1750-1839), a marquesa de Alorna, quando ali esteve, quiçá em busca de recordações familiares), sempre teve vocação para turismo e lazer. Chegou a ter uma bela estalagem - A Estalagem de S. Jorge (o nome é em homenagem ao Cardeal de Alpedrinha D. Jorge da Costa) e duas majestosas casas de Turismo de Habitação (a casa do Barreiro e a casa da Comenda). Nos Verões dos anos 70's e 80's, os filhos da terra, regressavam sempre para as férias junto dos seus e amigos de infância e a Piscina constituía uma infraestrutura indispensável para colorir os verões de então.
 
Hoje em dia, a Piscina já não assume o protagonismo de outros tempos, surgiram outras piscinas públicas na região, e os promotores decidiram vocacioná-la, em grande medida, para os hóspedes das Casas de Alpedrinha, que a quinta passou a albergar. Sem esquecer aqueles tempos gloriosos, e de forma a preservar o legado histórico que carrega, o Empreendimento onde se situa, continua a aceitar visitantes não-hóspedes, mas de forma mais restrita, de forma a preservar a tranquilidade de quem está ali alojado. Onde outrora se estendia uma toalha, agora temos espreguiçadeiras e guarda-sóis bem posicionados e que permitem uma utilização muito mais tranquila para quem quer ler um livro e desfrutar duma paisagem única que ainda hoje é de cortar a respiração. A Piscina passou também a fornecer um serviço de bar, com refeições leves (saladas, hambúrgueres, pizzas, tostas, gelados artesanais) para uso exclusivo dos utentes da Piscina. 
Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!