A Câmara Municipal de Castelo Branco aproveitou a Semana Europeia da Mobilidade para colocar nova sinalética no centro histórico da cidade, que passa a ser de utilização partilhada por peões e veículos.
Neste espaço urbano, vão vigorar regras especiais de trânsito, nomeadamente, velocidade inferior a 20km/h, permissão para a realização de jogos na via pública; proibição de estacionamento, salvo em locais onde a sinalização o permita e uso de toda a largura da via pública por utilizadores vulneráveis.
Em comunicado o Gabinete de Comunicação da Câmara anuncia que o presidente da Câmara, José Augusto Alves, refere que a “zona de coexistência”, é de extrema importância para garantir melhores condições aos habitantes da zona histórica e a quem a visita.” O autarca também destaca a relevância de adotar comportamentos amigos do ambiente, acrescentando que “serão aproveitadas todas as oportunidades para continuar a sensibilizar os cidadãos para a utilização de alternativas de transporte mais amigas do ambiente”.
Em parceria com a Associação de Ciclismo da Beira Interior, a Câmara assinalou na passada 4ªfeira, dia 22 de Setembro, a Semana Europeia da Mobilidade com Ruas encerradas ao trânsito, sinalética com regras especiais de mobilidade e atividades de motivação para o uso de bicicletas.
Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, no mesmo dia também decorreram gincana infantil, simulador de ciclismo virtual e workshops de sensibilização.
Com esta ação, a autarquia "albicastrense pretendeu apelar à importância da adoção de comportamentos que contribuam para um concelho mais sustentável e que promovam o bem-estar da população. A utilização da bicicleta nas deslocações diárias, o uso de transportes públicos, a partilha de veículos elétricos ou a opção de caminhar são alguns exemplos de como cada um de nós pode ser um agente da mudança", lê-se no texto enviado ao Diário Digital Castelo Branco.