Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 2 de outubro de 2020

Castelo Branco: Deputada do PSD acusa Governo de “atitude passiva que roça o negligente” sobre Central Nuclear de Almaraz

Por: Diário Digital Castelo Branco

A deputada do PSD eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, Cláudia André, voltou a acusar o Governo de nada fazer em relação à Central de Almaraz.

Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, a parlamentar, que começou por lembrar que os governos portugueses em 2010 e 2020, anos previstos para o encerramento da referida central, são governos do PS, afirma mesmo que o caso Almaraz não foi discutido na última Convenção Ibérica, porque “o Governo português não conseguiu colocar na agenda das discussões” a problemática de Almaraz.

Depois de lembrar os recentes incidentes nos reatores e de salientar que um acidente nuclear poderá afetar 800 mil portugueses (segundo fonte do Exército Português), a parlamentar, natural do distrito de Castelo Branco, afirma mesmo que “dada a proximidade com a fronteira espanhola, os concelhos de Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Penamacor, onde vivem cerca de 45 mil pessoas, registam o maior nível de afetação”. Desta forma, Cláudia André quis saber se o Executivo conseguirá garantir “que fez tudo o que devia para limitar o mais possível este perigo de vida para as nossas populações”.

Em julho deste ano, o PSD questionou a Comissão Europeia sobre se tem conhecimento de “alguma diligência” do Governo português no sentido de acelerar o encerramento da central nuclear de Almaraz e se há garantias de segurança para a central se manter em funcionamento. Segundo Cláudia André, a resposta que chegou neste mês de setembro “não nos deixou mais tranquilo; apesar de tudo, o Governo tem manifestado uma passividade submissa que não orgulha ninguém”.

Mesmo com as manifestações de preocupação do Observatório Ibérico de Energia, Cláudia André continua a não perceber como é que o ministro do Ambiente permanece “tranquilo, concordando e acomodando-se com esta condição submissa, garantindo que está e que vai ficar tudo bem.” Para a deputada, numa altura em que se esperava “inquietude e energia, manifesta-se uma atitude tão passiva que roça o negligente”.

Cláudia André afirma ainda que o Governo se mostrou “incapaz de cumprir” a resolução da Assembleia da República, aprovada em 2016, que recomendava ao Governo que interviesse junto do governo espanhol no sentido de proceder ao encerramento de Almaraz. A parlamentar espera que a resolução em discussão “seja cumprida”, visto ser uma “obrigação de qualquer governo para com a população portuguesa, em especial a dos distritos de Castelo Branco, Portalegre e Santarém”.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!