Por: Diário Digital Castelo Branco
O Município de Penamacor está a promover o acesso gratuito à medicação através do programa ABEM - Rede Solidária do Medicamento, no âmbito do protocolo de colaboração celebrado com a Associação Dignitude.
Segundo a informação enviada ao Diário Digital Castelo Branco, o Programa ABEM - Rede Solidária do Medicamento tem por missão garantir que todos os portugueses tenham acesso, na farmácia, aos medicamentos comparticipados que lhes são prescritos. Consideram-se beneficiários todos os munícipes identificados pela entidade referenciadora (Município de Penamacor) que cumpram os requisitos definidos e se encontrem em situação de carência económica. As pessoas institucionalizadas não são consideradas elegíveis para a condição de beneficiário. Os medicamentos prescritos por receita médica e comparticipados pelo SNS são financiados a 100% pelo Fundo Solidário abem. Os interessados poderão candidatar-se na Câmara Municipal de Penamacor, entidade responsável pela referenciação dos indivíduos vulneráveis cuja a situação seja enquadrável no programa. O contacto deverá ser feito através do Gabinete de Ação Social e Educação, mediante marcação prévia, através do telefone 277 394 040 ou do email gab.social@cm-penamacor.pt. Para efetuar a candidatura deverá fazer-se acompanhar pelos seguintes documentos: comprovativo do agregado familiar; comprovativo do rendimento global do agregado familiar e comprovativo de despesas fixas do agregado familiar (água, luz e gás).
Está, ainda, em curso outro programa excecional, o Emergência abem, destinado aos munícipes que se encontrem numa situação fragilizada provocada pela pandemia COVID-19. Para mais informações consultar a hiperligação http://bit.ly/programa-abem-rede-solidaria-do-medicamento ou contactar o Gabinete de Ação Social e Educação do Município de Penamacor.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet