Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa
A Covilhã ultrapassou os 10 milhões de euros de investimento aprovados através do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU), anunciou a autarquia local que cita dados da estrutura de gestão daquele programa.
Em nota de imprensa, o município, no distrito de Castelo Branco, lembra que o IFRRU 2020 tem como objetivo financiar investimentos em reabilitação urbana (públicos e privados) e que Covilhã surge "numa posição de relevo" entre os concelhos com mais candidaturas aprovadas.
"Na Covilhã as candidaturas aprovadas ultrapassaram já os 10 milhões de euros de investimento. Este desempenho coloca a 'cidade neve' a liderar o maior volume de investimento em curso no interior do país e no 15.º lugar a nível nacional", é referido.
A autarquia sublinha igualmente a "posição destacada face a várias capitais de distrito da região Centro, designadamente Viseu, Santarém, Leiria, Guarda ou Castelo Branco.
"Os números apresentados revelam a capacidade ímpar deste concelho do interior em atrair investimento privado, designadamente numa área que se constitui como uma das maiores preocupações dos municípios", acrescenta.
Por outro lado, aponta a autarquia, as candidaturas aprovadas também vão contribuir para reforçar a estratégia local de reabilitação e revitalização urbana, "consubstanciada na criação de emprego, na atração/fixação de novos residentes e com foco na vertente turística".
Citado na nota de imprensa, o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira (PS), afirma que os dados agora revelados "provam que existe um ambiente favorável ao investimento na Covilhã".
"Somos o mais atrativo polo de captação de investimento no interior do país e um dos mais importantes de toda a região Centro. Esta é a Covilhã que queremos: viva, dinâmica, dando passos seguros rumo a um futuro de crescimento e sucesso", sustenta o autarca.
O IFRRU é um instrumento financeiro de mobilização das dotações aprovadas pelos Programas Operacionais Regionais (POR) e do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) do Portugal 2020.
Com uma capacidade de financiamento de 1.400 milhões de euros, o IFRRU 2020 disponibiliza empréstimos em condições mais favoráveis face às do mercado, para a reabilitação integral de edifícios, destinados à habitação ou a outras atividades, incluindo as soluções integradas de eficiência energética mais adequadas no âmbito dessa reabilitação, lê-se na informação disponível na página oficial do IFRRU na internet.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet