A Câmara Municipal da Sertã ampliou e renovou a rede de equipamentos de recolha de Óleos Alimentares Usados junto aos ecopontos, distribuídos por vários locais do concelho.
Segundo informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, a iniciativa tem como objetivo incentivar a reciclagem dos referidos óleos que poderão ser transformados, posteriormente, em novos produtos como biodiesel, velas, sabão, entre outros.
Para reciclar os Óleos Alimentares Usados, deverão ser seguidos vários procedimentos, concretamente: depois de usar deverá deixar arrefecer o óleo que, depois de frio deverá ser colocado numa garrafa ou garrafão de plástico. Depois de cheio, o garrafão deverá ser bem fechado e colocado no oleão mais próximo. Refira-se que o óleo usado não deverá ser colocado em garrafas de vidro e não deverá ser depositado por vazamento direto. Não deverão ser depositados óleos e/ou lubrificantes de motores, margarina e manteiga.
A reciclagem de óleos acarreta diversas vantagens para o ambiente, nomeadamente a redução da carga poluente nas ETAR’s, valorização do óleo para a produção de biodiesel e redução de emissão de GEE (Gases de Efeito de Estufa) para a atmosfera.
Subscreva à nossa Newsletter
Mantenha-se atualizado!
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet