Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 21 de maio de 2021

Comunidade lança "Riverbook" para os praticantes de canoagem na Beira Baixa

Por: Diário Digital Castelo Branco

Os praticantes de canoagem têm, agora, a ferramenta ideal para navegar os rios da Beira Baixa.  A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa acaba de lançar o livro “Riverbook” de Nuno Mateus, presidente da Associação de Clubes de Canoagem da Região da Beira Baixa. 

A canoagem é uma das melhores maneiras de se envolver com a Natureza sentindo a sua força indomável. O livro já está disponível nos postos de turismo da região.

O território da Beira Baixa tem um conjunto significativo de espaços para a prática de canoagem. Os rios Ocreza, Tejo, Zêzere e Erges são bons exemplos.  O Riverbook mostra um conjunto de percursos com características específicas à prática da canoagem, com as suas mais valias, e oferece informação sobre as distâncias, segurança e graus de dificuldade.

A descida do Zêzere é com toda a certeza a descida mais conhecida em Portugal seja pela beleza natural, a água límpida e a proximidade à capital Lisboa. O Zêzere é o rio ideal para uma primeira experiência em canoagem.

Com uma tiragem de 1000 exemplares, o “Riverbook” é o parceiro ideal para os amantes do rio e da canoagem, vindo facilitar uma navegação segura no rio, baseando-se na descrição e caracterização de forma homogénea das “dificuldades” que o rio apresenta. Estimulando a interação com a águia e a natureza possibilita a observação de paisagens únicas e vistas de um lugar único, o meio do rio.

Muito mais que um manual é uma ferramenta para auxiliar todos praticantes de canoagem, um desporto que tanto se desenrola em águas tranquilas como bravias. Há dois tipos de embarcação, a canoa e o caiaque. Terá sido ainda na década de 1930 que em Portugal a canoagem se começou a difundir, através da descida de rios, atividades de aventura e, até, algumas competições.

A criação do Riverbook foi promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, em parceria com o Turismo Centro de Portugal, Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, no âmbito do projeto Beira Baixa: 3 Dias. 3 Experiências.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!