Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O francês Yannick Boudjedal e os argentinos Matias Schmitt e Santiago Gamen constituem os principais candidatos à vitória no Snowboard Urban Festival, variante de "slopestyle", primeira prova da Federação Internacional de Esqui (FIS) realizada em Portugal.
O francês Yannick Boudjedal e os argentinos Matias Schmitt e Santiago Gamen constituem os principais candidatos à vitória no Snowboard Urban Festival, variante de "slopestyle", primeira prova da Federação Internacional de Esqui (FIS) realizada em Portugal.
A Covilhã acolhe amanhã a competição, com os treinos a estarem agendados para decorrer entre as 14:00 e as 16:00, altura em que depois terá início o campeonato nacional
Os treinos decorrem entre as 14:00 e as 16:00, altura em que tem início o Campeonato Nacional. Os três primeiros têm acesso à prova internacional, que começa às 18:00. As finais do Festival de Snowboard Urbano, pautado por manobras arriscadas, estão marcadas para as 22:00.
Pedro Farromba, presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP), disse, em declarações à Agência Lusa, que o evento "é de uma importância extrema para o desenvolvimento da modalidade em Portugal".
No Jardim do Lago, espaço verde da cidade onde decorre a prova de estilo, pontuável para o Campeonato do Mundo e para os Jogos Olímpicos de Inverno, vão mostrar a sua técnica cerca de 30 atletas nacionais e 50 de todo o Mundo.
"Espero que os atletas consigam as melhores qualificações e os portugueses possam evoluir, ao competir com os melhores", frisa Pedro Farromba, que admite ser difícil para os snowboarders nacionais pontuar. No entanto, explica que "o facto de participarem dá-lhes a possibilidade de virem a competir em outras provas internacionais".
O presidente da federação mostra-se expectante em relação ao desempenho dos portugueses e acentua o grau de dificuldade da prova, em que os atletas são avaliados pelo conjunto do salto, da descida em corrimão e da aterragem.
"Isto não é para qualquer um. Temos uma pista com um grau de dificuldade médio-alto, que com certeza irá proporcionar espetacularidade", prevê Pedro Farromba, que vê também a iniciativa como uma "festa dos desportos de inverno".
No recinto, onde a entrada é livre, vão estar disponíveis simuladores de snowboard, de esqui e é possível fazer saltos invertidos.
Já os atletas partem de uma plataforma com 10 metros de altura, a que se segue uma descida com uma inclinação de 40 graus e termina numa zona em forma de u, que antecede o "kicker", local de saltos onde os atletas vão tentar impressionar.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet