Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 19 de março de 2012

Castelo Branco: Agrupamento 160 do Corpo Nacional de Escutas faz Romagem de Saudade ao Cemitério

Por: Diario Digital Castelo Branco

No âmbito das comemorações dos seus 50 anos o Agrupamento 160 de Castelo Branco, do Corpo Nacional de Escutas, fez, ontem, uma romagem de saudade ao cemitério de Castelo Branco.

No âmbito das comemorações dos seus 50 anos o Agrupamento 160 de Castelo Branco, do Corpo Nacional de Escutas, fez, ontem, uma romagem de saudade ao cemitério de Castelo Branco.

Uma homenagem simples e singela, mas sentida, a todos os irmãos e irmãs escuteiros que já estão junto do Grande Chefe.  

Com a participação de todas as seções do agrupamento (lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e dirigentes), pais e antigos escuteiros do 160, foi descerrada uma placa de homenagem, que perpetuará junto das gerações futuras a gratidão a todos aqueles que fizeram do Agrupamento 160, do Corpo Nacional de Escutas, uma referência e uma escola de cidadania e valores aos jovens da cidade.

Nas breves palavras que dirigiu aos presentes o Chefe de Agrupamento, José dos Santos Mendes, lembrou alguns dos escuteiros sepultados no cemitério de Castelo Branco, Chefes Arnaldo Vieira, Armindo e Fatucha e caminheiros Anabela, Beto e Júlio, personificando neles todos os outros que já estão no eterno acampamento. Lembrou, ainda, o Eng. Russinho um dos fundadores do escutismo na cidade em 1930.

O “Pai Nosso” rezado de mãos dadas foi um momento que envolveu, particularmente, todos os presentes e em que o sentimento de irmandade e fraternidade se manifestou de uma forma mais significativa.

Outro dos momentos que marcaram esta cerimónia foi a presença no Agrupamento dos irmãos Tomás (lobito) e Renato Amaral (explorador), filhos da escuteira já falecida, mas que continua nos corações de muitos daqueles que lidaram com ela, a Anabela.

Foi, ainda, completado com a participação na Eucaristia do meio-dia, na Sé de Castelo Branco, e às 15h00 com o serviço cívico prestado na Procissão dos Passos.

Deste dia fica a certeza que o Agrupamento 160 de Castelo Branco, do Corpo Nacional de Escutas, continua a cumprir o seu dever na formação cívica dos jovens. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!