Por: Diário Digital Castelo Branco
A Associação Cortiçada Art Fest - Laboratório para a Gestão Integrada de Arte na Paisagem, associação de direito privado sem fins lucrativos, foi formalmente constituída no dia 30 de Maio.
A Associação tem como parceiros os três municípios fundadores do projeto Cortiçada Art Fest, Proença-a-Nova, Sertã e Oleiros, o gabinete de arquitetura MAG- Marques de Aguiar e uma rede de parceiros da zona centro, onde se incluem a Direção Regional da Cultura do Centro e o Turismo Centro de Portugal.
Apresentando-se como um instrumento de governança deste projeto de arte na paisagem, a associação agora criada irá concretizar ações integradas de reorganização das paisagens, com o objetivo de uma transformação sustentável a longo prazo, a partir dos municípios fundadores, mas alargando-se progressivamente a outros concelhos. “A consolidação e expansão deste projeto tem como pilar fundamental a investigação científica com uma rede de parceiros peritos nas diferentes áreas disciplinares que estruturam o desenvolvimento territorial, com a universidade de Coimbra, em particular o Departamento de Arquitetura, como parceiro fundador”, refere a Associação.
Está igualmente em cima da mesa o projeto “Arte na Paisagem”, um museu sem paredes “que expõe a relação entre os valores dos lugares e a arte contemporânea na paisagem”, assente em três pilares: o desenvolvimento territorial, a promoção do turismo cultural e a investigação científica. Para concretização dos projetos, a Associação irá candidatar-se a vários apoios disponíveis, através de instrumentos como Regenerar Territórios (na área do Turismo), Portugal 2030 (Coesão Territorial) e outros na área do Ambiente e Território. Este projeto encontra a sua segunda fase de desenvolvimento enquadrada no Plano de Revitalização do Pinhal Interior Sul e na constituição da IIBT (Intervenção Integrada de Base Territorial), consolidada na resolução de Conselho de Ministros para os territórios do Pinhal Interior.
De recordar que o projeto Cortiçada Art Fest, financiado pela DGARTES no âmbito do “Programa de Apoio em Parceria - Revitalização do Pinhal Interior - Programa de Desenvolvimento Cultural do Território”, instalou três obras artísticas na paisagem - “Farol dos Ventos”, em Proença-a-Nova; “Véu”, na Sertã, e “Moon Gate”, em Oleiros – que foram inauguradas em agosto de 2020.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet