Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 10 de junho de 2022

Misericórdia e Câmara do Fundão desenvolvem projeto tecnológico, habitacional e turístico

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) vai desenvolver, em parceria com o município, um projeto integrado que permitirá requalificar a Estalagem da Neve e que engloba as componentes turística, habitacional, formativa e laboral.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a SCMF especificou que o projeto tem a denominação de Campus Tecnológico Integrado das Tílias, tendo como parte importante e requalificação da Estalagem da Neve”.

“A requalificação do espaço Estalagem da Neve preservará a Casa do Bico, que se destinará a restauração, bar e alojamento, bem como a traça dominante dos jardins envolventes, que funcionarão como áreas de lazer e para eventos”.

Segundo a informação, o projeto inclui ainda um espaço de formação e incubação de empresas, e um edifício de serviços, com capacidade para mais de 600 postos de trabalho.

A Santa Casa detalhou que o projeto passará pela requalificação e 'refuncionalização' do restante edificado existente no espaço, com uma linguagem arquitetónica adequada ao local.

Está ainda prevista a criação uma área habitacional diferenciada, que prevê a construção de mais de 60 frações habitacionais, de diversas tipologias.

Essa componente ficará no terreno contíguo à Estalagem da Neve, estando prevista a construção de um edifício de serviços e de um conjunto de edifícios habitacionais, de diversas tipologias, com uma linguagem arquitetónica diferenciadora.

“O projeto conjugará, assim, a formação, a criação de emprego, a criação de habitação de elevada qualidade e o turismo e lazer”.

A Misericórdia do Fundão sublinhou ainda a convicção de que este projeto será muito importante para a cidade do Fundão, bem como para a economia e desenvolvimento local e regional.

“Desta forma, a instituição contribuirá para o bem-estar dos membros da comunidade em geral e rentabilizará o seu património em prol dos seus utentes, sobretudo, dos mais carenciados”, acrescentou.

A organização também apontou que o projeto já foi aprovado por unanimidade na assembleia geral da SCMF, que também conferiu à mesa administrativa os necessários poderes para a sua concretização.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!