Introduza pelo menos 5 caracteres.
Região 28 de junho de 2022

Escalada de violência na noite Albicastrense

Por: Ivo Vladimiro

Soltaram-se as amarras sanitárias impostas pela pandemia. E as pessoas começaram a sair à rua, à noite, na sua maioria jovens, com muita testosterona, estrogénio acumulados durante o tempo de pandemia dai a escalada de agressões, e de alterações à ordem pública vista em Castelo Branco nos últimos tempos.
Será apenas isso ou algo mais? Perguntamos ao comando da PSP de Castelo Branco.

Em resposta à nossa reportagem a PSP está a acompanhar a evolução da criminalidade em Castelo Branco, e tem trabalhado no sentido de identificar e levar à justiça os seus autores. Esse trabalho tem resultado num aumento do número de detenções, apreensões de armas proibidas e de produto estupefaciente.
No que se refere aos crimes contra as pessoas, a PSP diz ter verificado efetivamente,  na cidade de Castelo Branco, algumas situações de agressões com emprego de violência e utilização de objetos contundentes.
Contudo, em termos estatísticos, o número de ocorrências não ultrapassa os números ocorridos em igual período dos anos anteriores. No ano de 2021, o Comando da PSP de Castelo Branco registou uma redução significativa do número de ocorrências relacionadas com a criminalidade violenta ou grave, de cerca de 50 %, passando das 52 ocorrências registadas no ano de 2020, para 28 ocorrências de criminalidade violenta ou grave registadas no ano de 2021. Em 2022, o número de ocorrências mantém-se dentro dos valores registados no ano anterior.
Neste sentido, o comando da PSP de Castelo branco afirma não existir um aumento do número real de crimes registados,  no que se refere, à criminalidade.
No entanto, tendo em conta a existência de algumas situações que se têm verificado em todo o país e  com o intuito de se incrementar o aumento do sentimento de segurança por parte dos frequentadores dos espaços de diversão nocturna, foi criado e implementado o Programa de Policiamento Fábio Guerra,  que visa uma maior presença e visibilidade policial nas imediações desses espaços comerciais. Além da visibilidade, a PSP de Castelo Branco tem intensificado o número de fiscalizações, quer aos estabelecimentos de diversão noturna, quer aos seus frequentadores, através da realização de Operações de fiscalização rodoviária, com especial enfoque para o consumo de álcool, mas também, a realização de Operações de Prevenção Criminal, realizadas nas imediações desses espaços de diversão nocturna.
Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas de menores, nesses espaços comerciais, é nossa intenção intensificar a fiscalização, no sentido de pôr cobro a esse tipo de ilícito.

Brindes e bebidas fora da zona de estabelecimentos.
Os bares da cidade de Castelo Branco encheram-se como não se via desde 2019, as esplanadas e os bares estão com muita gente e prolonga-se até altas horas.
"Impunidade e violência".
Está criado um clima de impunidade e de violência insuportáveis?
Falamos com algumas pessoas na rua que responderam na sua maioria que "as brigas se davam por não haver qualquer tipo de Segurança presente", "a polícia não vem cá, e quando vem já é tarde". "Há falta de policiais aqui durante a noite, bastava estarem aqui e se mostrar".
Um dos proprietários de um dos bares na zona de bares na Defesa foi agredido dentro do seu bar apenas por ter chamado atenção um jovem por estar sentado em cima da mesa do estabelecimento. Falamos com mais proprietários e a resposta foi a mesma: falta de segurança pública é uma preocupação.
"Sexo ao vivo"
"Os miúdos andam completamente alucinados. adam violentos, só com o álcool ou um charrito", "e cada vez mais novos".
Eles e elas fazem sexo na rua e nos sanitários públicos, isto tudo em Castelo Branco esta se a tronar-se numa moda. 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!