Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 28 de junho de 2022

SEMPRE esclarece: “Estratégia dos transportes não é nova, começou em 2016”

Por: Diário Digital Castelo Branco

“Queremos fazer um reparo quando o atual Executivo denomina este momento como uma nova estratégia de mobilidade. Na verdade, o início desta estratégia para a mobilidade iniciou-se em 2016. Não agora!” Afirma Jorge Pio, vereador do SEMPRE, em conferência de imprensa ao final da tarde desta terça-feira, dia 28 de Junho.

O Vereador do SEMPRE, afirma que a nova concessão dos sistema de transporte público de passageiros no concelho, que começa a 1 de julho, e foi recentemente apresentada pelo executivo socialista, é o culminar de um processo, e que o SEMPRE a considera estruturante para garantir um sistema de mobilidade moderno, sustentável e que vá ao encontro das necessidades dos seus utilizadores.

O vereador do SEMPRE, que esteve envolvido no processo, durante o anterior executivo, recorda que foi ainda em 2020, momento da definição das especificações técnicas deste concurso, que ficou previsto o que agora se concretiza, nomeadamente “Que o futuro operador teria que constituir uma empresa com sede em Castelo Branco; que os autocarros têm limite de idade de 16 anos e todos terão que estar apetrechados com ar condicionado; que haverá um reforço da oferta regular, tanto na rede municipal (com mais horários para as freguesias), como na rede urbana (horário em período de fim de dia – 20 às 23 horas, e aos fins de semana); que haverá, assim, um aumento de 30% dos Kms a percorrer, face a 2019; que haveria a implementação de soluções de Transporte Flexível (nomeadamente Transporte a Pedido), ajustado às necessidades das pessoas e onde a procura de transporte é pontual, numa lógica de complementar a oferta regular”.

Jorge Pio, destaca também que em maio de 2019 e aproveitando o PART – Programa de redução tarifária, o valor dos passes foi reduzido em 60% para a generalidade dos utilizadores, com majoração de 75% para os +65, desempregados e famílias numerosas. Dando como exemplo o passe de transporte urbano que desceu, na altura, de 25€ para 15€ para a generalidade dos utilizadores.

Luís Correia, acrescenta ainda que este trabalho realizado nos transportes, após esta área ter passado do estado para os municípios, foi realizado no Concelho de Castelo Branco atempadamente e lembra que “só Castelo Branco e Oleiros têm este trabalho feito, nem a CIMBB que tem a seu cargo os transportes intermunicipais, conseguiu ter esta situação resolvida”.

O líder do SEMPRE esclarece também que a baixa de preços agora divulgada, foi realizada através de uma candidatura ao fundo ambiental. “Quando se diz que esta é uma estratégia realizada em parceria com a CIMBB, só a descida anunciada é que foi através da CIMBB, é importante esclarecer isso” reforça Luís Correia.

Jorge Pio recorda que a pandemia veio interromper outras dinâmicas que estavam programadas, mas que espera que as mesmas sejam concretizadas, para bem dos munícipes e da qualidade de vida no Concelho. Nomeadamente a “Introdução de programa no 1º ciclo para Aprender a andar de Bicicleta com sensibilização rodoviária incluída; ações de sensibilização rodoviária para utilizadores de bicicleta; instalação de cacifos para promover a intermodalidade de transportes; ponderação de sistema de bicicletas partilhadas; eliminação de barreiras e pontos críticos no sentido de promover a mobilidade pedonal”.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!