Por: Diário Digital Castelo Branco
Cláudia André, deputada do PSD eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, dirigiu um conjunto de questões ao Governo, mais concretamente ao ministro das Infraestruturas e Habitação, sobre as falhas da prestação dos serviços de distribuição postas dos CCT - Correios de Portugal, S.A..
Na missiva, Cláudia André afirma que “é percetível, sobretudo na região do interior, a falta de cumprimento da entrega da correspondência, nos prazos definidos e em muitos casos a nem tentativa de entrega”. A parlamentar salienta ainda que “em muitos casos os vales da pensão, as contas da água, luz ou telefone da população deste distrito, chega pelas mãos do carteiro tornando assim, esta profissão uma das de maior responsabilidade nas regiões maioritariamente habitadas por idosos que não estão capacitados para usar os meios digitais”. Cláudia André cita, ainda, o exemplo das empresas que se queixam “da falta de chegada de correspondência, sendo-lhes por vezes dramático quando descobrem que documentos importantes para o cumprimento das suas obrigações estão numa prateleira do edifício local dos CTT”.
Depois de recordar que, em fevereiro de 2022, o Governo assinou um novo contrato de concessão do serviço universal por mais sete anos “mesmo sem definir previamente os indicadores de qualidade de serviço”, Cláudia André quer saber “quais as iniciativas que o governo vai adotar para solucionar estes problemas”.
Quais as iniciativas que o Governo vai adotar para solucionar estes problemas?
Considerando a dimensão das consequências sobre os atrasos na receção e envio do Serviço da Distribuição Postal, vai o Governo tornar mais exigentes os critérios da prestação dos serviços de distribuição postal pelos CTT?
Está o Governo a equacionar alterar os mecanismos de fiscalização e controlo?
Em caso afirmativo, de que forma decorrerá a alteração?, pergunto a deputada.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet