Por: Diário Digital Castelo Branco
A Praia fluvial de Açude Pinto, em Oleiros, volta a exibir, neste verão, três bandeiras que atestam a qualidade do espaço em termos ambientais, técnicos e com condições de acesso para cidadãos de mobilidade reduzida.
A Bandeira Azul e a bandeira “Praia Acessível, Praia para todos” voltaram a ser atribuídas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Este espaço de lazer em Oleiros faz um aproveitamento exemplar da ribeira e das suas margens, com muitas sombras, relva e duas piscinas, uma para os mais novos e outra mais profunda, zona de solário, parque de merendas, bar e esplanada.
A APA realizou uma vistoria técnica às instalações da Açude Pinto esta semana. Leonor Freitas, técnica daquele organismo, explica que foi analisado o cumprimento de várias normas do programa “Praia Acessível, Praia para todos” como “a dimensão das portas, as instalações sanitárias, as rampas, entre outros aspetos”.
Em declarações ao Diário Digital Castelo Branco, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, afirma que a nota positiva atribuída pela APA “não surpreende” graças “ao trabalho muito próximo que os técnicos do Município fazem junto destes espaços. Temos procurado melhorar, de ano para ano, a qualidade das nossas praias. Este é o segundo ano consecutivo que recebemos a Bandeira Azul, o que é não só fruto da manutenção das condições de qualidade como da sua melhoria”. Por exemplo, continua, “foi colocado um suporte de cinzeiros e reabilitadas as coberturas dos edifícios de apoio”. Miguel Marques completa que a Praia Fluvial Açude Pinto vai receber novos contentores para a separação seletiva que contemplam o depósito de biorresíduos.
A Praia Fluvial de Açude Pinto exibe também a bandeira de Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus também às praias fluviais de Cambas e Álvaro.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet