Por: Diário Digital Castelo Branco
O vereador da Câmara Municipal de Castelo Branco do Movimento Independente - SEMPRE, Jorge Pio, questionou no passado dia 15 de Julho, o presidente do executivo socialista, Leopoldo Rodrigues, sobre a estratégia e as ações que estão a ser desenvolvidas para captação de investimento no tecido económico do concelho, afirmando que “parece estar interrompida a captação de empresas tecnológicas”.
Na mesma intervenção, o vereador do SEMPRE deu como exemplos de casos de sucesso na atração de investimento os municípios do Fundão e da Guarda, alertando que “merecem a nossa atenção sobre o que se passa à nossa volta”.
Em nota de imprensa enviada à Comunicação Social, os eleitos do Partido Social Democrata (PSD) nos órgãos da freguesia de Castelo Branco subscrevem esta manifestação, declarando que "este tema tem suscitado, ao longo dos anos, uma grande preocupação PSD, tendo-se este batido durante os vários mandatos autárquicos sobre a importância da criação de uma estratégia de captação de investimento para o concelho.
Foi também na reunião ordinária da Assembleia da Freguesia de Castelo Branco, no passado dia 30 de junho, que o grupo parlamentar do PSD propôs a votação de uma moção na qual recomendava ao Presidente da Junta, enquanto membro inerente da Assembleia Municipal, que questionasse o executivo do município sobre a estratégia para que Castelo Branco não perdesse a pouca centralidade que outrora deteve, assim como as políticas que tenciona adotar para reverter a tendência de perda de influência regional do concelho" lê-se no comunicado.
O PSD declara que "na apresentação desta moção foram referidas questões como a incapacidade de estabelecer a Faculdade de Medicina como um polo da UBI em Castelo Branco e de integrar o Hospital Amato Lusitano no Centro Hospitalar Universitário, podendo mais facilmente abranger uma área de intervenção nos cuidados de saúde que poderia ir até ao alto Alentejo".
Os Sociais Democratas alertam também para a fixação de um dos maiores grupos privados portugueses da área da saúde no concelho da Covilhã, bem como de empresas da nova economia digital e tecnológica no concelho do Fundão.
"Esta moção foi, curiosamente, chumbada com votos contra da bancada do SEMPRE e do Partido Socialista, o que demonstra um claro alheamento de ambas as forças partidárias de uma questão essencial e de elevada preocupação para o nosso concelho, tal como se tem revelado pela falta de estratégia adotada pelos consecutivos executivos municipais", lê-se no texto.
O PSD reitera, ainda, que "esta é uma matéria estrutural quando continuamos todos os dias a perder população, tornando Castelo Branco um concelho envelhecido, pouco atrativo, caminhando para um cenário de desertificação" .
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet