Por: Cristina Valente
A Federação Distrital dos Bombeiros homenageou com o crachá de ouro da liga dos bombeiros portugueses, uma das mais altas distinções dos bombeiros, a ex-governadora civil Alzira Serrasqueiro.
A Federação Distrital dos Bombeiros homenageou com o crachá de ouro da liga dos bombeiros portugueses, uma das mais altas distinções dos bombeiros, a ex-governadora civil Alzira Serrasqueiro.
José Mariano presidente da federação distrital, explica que este é o reconhecimento do seu trabalho ao longo de seis anos com e para os bombeiro, “é a única recompensa que lhe podemos dar”.
O presidente da federação, explicou que a diferença do trabalho desenvolvido por Alzira Serrasqueiro, “esteve sempre presente no terreno, nos incêndios e nos acidentes, sempre com o seu carinho e para nós isso era importante”.
Na proposta para a atribuição da distinção, a federação destaca, “ foi de extrema competência, dedicação, e devoção a esta causa. Nunca adiou decisões, tomando sempre as medidas adequadas a cada passo que se lhe deparou”.
Os bombeiros reconhecem “a luta constante” da ex-governadora, em dotar as corporações com todos os meios “para enfrentar os incêndios em condições de segurança”. Alzira Serrasqueiro foi pioneira na oferta a todos os corpos de bombeiros de equipamento individual de segurança, através de programas comunitários conseguiu o reequipamento dos bombeiros do distrito ao nível de viaturas e outros equipamentos.
Mais equipamentos, era o que precisamente Alzira Serrasqueiro gostava de ter dado mais às cooperações de bombeiros, “gostava de ter dado mais equipamento de proteção para incêndios urbanos, e para outro tipo de situações, como por exemplo para as catástrofes químicas, gostava que eles tivessem ficado totalmente equipados” declarou Alzira Serrasqueiro.
Para além dos equipamentos materiais a ex-governadora, que assumiu a proteção civil como a sua prioridade no Governo Civil, diz que gostava que os bombeiros fossem vistos como elementos altruístas, “são homens de bens, que tratam da nossa segurança” afirmou Alzira Serrasqueiro.
A ex-governadora confessa que sente saudades da componente operacional da função que assumiu durante 6 anos e 10 meses, “quando passam os carros de bombeiros, reajo e tento acompanhar as situações”. Trabalhando na saúde Alzira Serrasqueiro diz que continua a sentir-se uma agente de proteção civil, “ estou sempre disposta a ajudar, com outras responsabilidades, e de outra forma, mas sempre com um amor imenso pela proteção civil, e uma gratidão enorme pelos bombeiros e todos aqueles que no dia-a-dia ajudam e protegem as populações.”
A ex-governadora civil, partilhou a distinção com toda a equipa que a acompanhou ao longo dos mais de seis anos.
Na homenagem estiveram os autarcas de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão e Idanha-a-Nova, outros que não puderam estar presentes, Oleiros, Fundão, Vila de Reia, enviaram missivas associando-se à homenagem.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet